Jogos da Barbie na Educação

Jogos da Barbie Educativos

Jogos da Barbie Educativos

Como professor atuante nas redes de ensino das melhores escolas, sempre tive a preocupação de proporcionar aos alunos as melhores experiências relacionadas à educação. Nesse aspecto, descobri nos jogos online (da barbie) uma poderosa ferramenta que, não só prende a atenção dos mesmos como, se bem direcionada, pode potencializar o ferramental a disposição dos docentes para melhorar suas aulas.

Um dos aspectos mais importantes nos jogos online é que eles conseguem unir coisas dos interesses dos alunos com outras que são interessantes para o docente. Uma das experiência que ajudei a montar como projeto pedagógicos foi o uso de jogos de guerra para estumular o estudo da história medieval. Segundo o relato da própria professora, os jogos de computador foram extremamente importantes para desenvolver nos alunos aquilo que as aulas, mesmo que usando vídeos, apresentações de power point, xerox e tudo mais que, normalmente, os professores usam, não conseguiu criar. Segundo relato de professores que acompanharam os projetos, os jogos da barbie acabaram transformando aquilo que eles consideravam infrutífero em algo desafiador e estimulante.

Isso é extremamente importante quando pensamos que muitos alunos gostariam de, em vez de estar em sala de aula, ficarem em casa brincando com jogos que desafiam a concentração como os jogos de moto. Ou então, simplesmente jogando conversa fora nas redes sociais.

Casos como esses, mostram-me que apesar do número de alunos que obtém sucesso no curso superior e na vida profissional não ser muito grande, e apesar de muitos estarem preocupados apenas em “pegar o canudo” da escola, esse tempo, se bem estimulado, pode produzir frutos na vida adulta que refletirão no seu posicionamento junto à sociedade.

Certamente, os alunos que participaram das experiências com jogos em sala de aula serão adultos que viram suas potencialidades serem exploradas e que reproduzirão em seus filho o gosto pela escola, o respeito pelo patrimônio público e, principalmente, o carinho pelos professores.

Se essa não era uma realidade nos tempos de mimeógrado, hoje temos disponíveis esses jogos online gratuitamente e as escolas já se encontram equipadas com computadores de última geração e, às vezes, até tablets que poderão ser usados sem que haja necessidade de uma sala específica para o desenvolvimento das atividades. Os jogos online da barbie, dessa forma, encontraram seu espaço nas salas de aula e, certamente, vieram para ficar.