Saga Crepúsculo – Jacob em Amanhecer, Uma Análise Completa

Jacob e Bella em Amanhecer

O par dançando durante o casamento de Bella e Edward

Encontrar o par perfeito

Durante a leitura dos três primeiros livros da série Crepúsculo, você poderia ter se perguntado se Bella é realmente a alma gêmea de Jacob. Bem, Amanhecer nos dá a resposta a essa pergunta: Não.

No começo da história, Jacob está relutante quanto ao casamento de Bella com Edward e sua iminente transformação em uma vampira. Sua dor faz com que ele sinta raiva de Edward e sua família. Quando Jacob fica sabendo de uma misteriosa doença de Bella e seu súbito retorno de sua lua de mel, ele está convencido de que Edward já a transformou em uma vampira. Agindo contra as ordens de Sam, ele decide atacar os Cullen em uma fúria cega.

Jacob chorando

Jacob chorando ao ver Bella morrer

Mas quando ele vê Bella no sofrimento, ele percebe que seu amor por ela continua tão profundo que nem mesmo a revelação chocante de sua gravidez pode afastá-lo dela. Ele ainda muda de ideia sobre a sua transformação. Jacob costumava pensar que iria preferir vê-la morta, em vez de transformada em uma vampira. Entretanto, ao assistir a morte de Bella, Jacob percebe que só deseja que ela viva, não importa de que forma: “… isso é o que conta, certo? Ela ainda me conhece melhor do que ninguém?” Diz. Sua mudança de mente também o impulsiona a agir como um herdeiro legítimo do chefe quileute Ephraim Black, em apologia a transformação de Bella em vampira.

Um momento crucial na aceitação total de Jacob de seu vínculo doloroso e inquebrável com Bella ocorre quando Edward ouve os pensamentos do bebê e já não acha que ele seja realmente um monstro. Inicialmente, Jacob se sente traído por Edward e mais uma vez “sozinho” em sua dor. Ele decide tentar ter um imprinting com alguém – qualquer um – só para ficar longe de Bella e dar um fim a sua dor. Depois de uma mal sucedida viagem a Seattle em busca de uma garota, ele finalmente se desiste e percebe que ele não pode fugir do amor de Bella e do sofrimento que vem com ele. Jacob finalmente aceita que estará amarrado a ela para sempre.

Jacob e Bella em Amanhecer

Jacob encontra Bella grávida de Edward

No entanto, quando o coração de Bella para depois de dar à luz a seu filho, tudo o que Jacob sentia por Bella havia mudado totalmente. Uma nova direção então o leva a Renesmee. Olhar nos olhos do bebê pela primeira vez muda a vida de Jacob para sempre. Seu propósito de vida torna-se Renesmee:

A gravidade da Terra não me prendia ao lugar onde eu estava. Era a menina bebê nos braços da vampira loira que me seguravam aqui agora. Renesmee.

No final, Jacob não só é capaz de manter Bella como sua melhor amiga, mas ele encontra o verdadeiro amor com a filha de Bella Renesmee. Muito conveniente, certo? Como você se sente sobre a maneira como o triângulo amoroso Edward-Bella-Jacob se resolveu? Perfeito? Muito bom para ser verdade?

Jacob, Bella, Edward e Renesmee

Jacob, Bella, Edward e Renesmee

O amigo vampiro

Depois de Jacob ouvir sobre o retorno antecipado de Bella de sua lua de mel, tornando-se convencido de que ela foi transformada, o seu único desejo é matar Edward. Apesar das expressões contínuas de Edward de amizade para com ele em Lua Nova e Eclipse, Jacob ainda abriga suspeita e ódio em relação a Edward e sua espécie “sanguessuga”. E ele acredita firmemente que é errado para Bella escolher uma vida com Edward.

Mas quando ele vê o quão torturado Edward acabou ficando com a gravidez de Bella, pondo em risco a sua vida, a raiva de Jacob desaparece. Quanto mais tempo ele fica em torno dos Cullen, mais eles se parecem humanos para ele:

Este é o problema de andar com vampiros – você se acostumar com eles. Eles começaram a bagunçar a sua forma de ver o mundo. Eles começaram a se sentir como amigos.

Jacob passa a ouvir e confiar em Carlisle por sua bondade radiante e, ainda que relutantemente, aceita a oferta de Esme de roupas e alimentos. Ele até admite que ela traz lembranças de sua própria mãe. Embora Bella tenha dito a Jacob durante sua gravidez que ele é parte da família, somente no momento que ele sofre um imprinting por Renesmee é que ele de fato se vê dessa maneira. A aceitação plena de Jacob na família vem com as palavras de Edward, ditas para ele no final da história, “… Jacob, meu irmão … meu filho”.

Recusando a liderança da matilha

Stephenie Meyer havia estabelecido em Eclipse que Jacob seria o alfa da matilha de lobisomens, mas escolheu passar esse cargo para Sam, porque ele não queria esse tipo de responsabilidade ainda. Em uma entrevista, Meyer explicou que ela tinha que encontrar uma maneira de forçar Jacob a se destacar, assim ele tomaria as suas decisões por si mesmo. Perceba como isso aconteceu em Amanhecer: quando as ordens de Sam eram lutar contra os Cullen e se livrar do bebê de Bella, mesmo que isso significasse tirar a vida dela no processo. Forçado a escolher entre seu amor por sua matilha e seu amor por Bella, Jacob escolhe Bella e, portanto, aumenta a sua vocação como Alfa e divide a matilha de Sam.

Jacob enfrenta seu próprio bando

Jacob enfrenta seu próprio bando

Após essa discordância com sua matilha, Jacob se considera um lobo solitário e sem-teto, mas não por muito tempo, porque Seth e Leah pedem para se juntar a ele. De primeira, Jacob explica-lhes que não haverá uma nova matilha e que eles devem ir para casa. Ele claramente não se vê como um líder. Quando Jared encontra Jacob como um embaixador do bando de Sam e roga-lhe para deixar Leah e Seth se juntar a ele, Jacob salienta que ambos decidiram juntar-se a ele de livre vontade e renuncia qualquer tipo de liderança.

Seth e Leah

Seth e Leah querem se juntar a Jacob

No entanto, Leah e Seth olham para ele como um líder. Leah diz a ele: “Eu acho que você faz um bom Alpha. Não da mesma maneira que Sam faz, mas do seu próprio jeito”. Sua maneira de liderança parece ser pouco convencional no sentido de que ele não acredita controlar sua matilha, exercendo sua autoridade como o Alpha. Jacob permite que eles façam suas próprias escolhas. Até o final da história, os melhores amigos de Jacob, Embry e Quil, juntam-se a matilha, e Jacob e Sam coexistem como Alfas de grupos separados.