Jacob Black – Uma Análise do Personagem em Lua Nova

Jacob e Bella em "Crepúsculo"

Jacob e Bella em “Crepúsculo”

Jacob: De mero objeto a melhor amigo de Bella… Amor ou interesse?

Jacob tem um pequeno, mas muito significativo papel em Crepúsculo. Ele basicamente serve como uma ferramenta ou um objeto para introduzir Bella (e o leitor) as lendas Quileutes de vampiros e lobisomens. Ele também explica o tratado de paz entre o antigo avô de Jacob e Carlisle, afirmando que os Cullen não iriam matar seres humanos e as duas “famílias” iriam ficar longe uma da outra.

Desde a primeira vez que Bella encontra Jacob, ela percebe que gosta de estar perto dele, mesmo que ele seja dois anos mais novo do que ela. Ela ainda flerta um pouco com ele (Bella manipuladora) para obter pistas sobre a identidade de Edward. E funciona porque é óbvio que Jacob tem uma queda por ela.

Em Lua Nova, Jacob desenvolve em um grande personagem e um potencial interesse amoroso em Bella. Stephenie Meyer relata ter sido surpreendida pelo desenvolvimento de Jacob:

Jacob Black

Personagem Jacob Black

“Jacob foi minha primeira experiência deste tipo – um personagem menor desenvolvendo tanta vida e força de forma que eu não podia mais mantê-lo trancado dentro de um papel pequeno […] Eu gostava dele […] Bella gostava dele. A sua confiança instintiva e afeto vieram sem a minha intervenção.” (Fonte)

Sem dúvida, Bella realmente gosta dele. Ela o chama de “seu sol pessoal”, seu “presente dos deuses”, a sua “droga”. Jacob também se torna o herói que salva Bella do afogamento. Eles se encontram novamente em Lua Nova porque Bella precisa de um bom mecânico para consertar duas motos, e é quando ela se surpreende ao descobrir que Jacob cresceu e se tornou um belo rapaz.

Jacob é surpreendido também e, de seu entusiasmo e desejo de agradar Bella, podemos sugerir que o jovem ainda tem uma queda por ela. Mesmo quando Bella diz a Jacob que ela realmente gosta dele, mas que ela nunca será capaz de amá-lo do jeito que ele merece, ele diz: “Isso é problema meu, não é?”. Jacob ainda parece ter esperança de que, um dia, Bella vai mudar de opinião. Ele diz: “Eu tenho muito de tempo”.

O tempo corre muito mais rapidamente do que os dois haviam esperado. Jacob se transforma em um lobisomem e, logo após, Edward retorna (sim, é trazido de volta por Bella).

Bella descobre a verdade sobre Jacob

Bella descobre a verdade sobre Jacob

De melhor amigo para Lobisomem amargurado?

No início, depois de Jacob ter evitado Bella por semanas, ela o confronta em sua casa e fica chocado com a mudança drástica na dele. Ele passou por uma explosão de crescimento. Seu corpo, seu rosto recebem as qualidades de “endurecido” e “grosso”. A maior mudança, ela observa, são as suas expressões: amargura e ressentimento. Seu sorriso aberto e amigável havia desaparecido. O que era seu dom pessoal “implodiu”.

Jacob não está feliz com sua mudança. Ele encara sua transformação involuntária em lobisomem como sendo horrível, e explica a Bella qual é a parte mais difícil: “é o sentimento de estar fora de controle… Sentindo como se eu não pudesse estar seguro de mim mesmo – talvez você não devesse estar perto de mim… ninguém deveria”. (Parece um pouco como os sentimentos de Edward durante Crepúsculo, não é?). Ainda assim, Jacob aceita sua missão de proteger os humanos dos vampiros, o que causa problemas entre ele e Bella. Até o final, porém, o seu amor e dedicação por Bella permanecem fortes e ele mantém a sua promessa de sempre estar lá para ela.

Jacob e Bella na famosa "cena do carro"

Jacob e Bella na famosa “cena do carro”

Uma vez que Bella aceitou a sua meia-humanidade (que, por sua vez, ajuda Jacob a aceitá-la), a relação parece crescer ainda mais forte. Seu potencial romântico culmina logo após que Jacob diz a Bella que ele deveria sair de sua casa porque ela provavelmente não gostaria que ele matasse sua amiga Alice. Ele está prestes a puxar um beijo de Bella (Bella ainda está indecisa, mas considerando), quando o telefone toca. Então Bella corre para salvar Edward.

A última vez que Jacob e Bella se encontram é para avisá-la que, se ela se tornasse uma vampira, uma guerra entre vampiros e lobisomens seria inevitável. Ele claramente se sente dividido entre sua lealdade a Bella ou ao seu bando.

O quase beijo de Jacob e Bella

E se?

Jacob, o coringa

O que teria acontecido se Jacob não tivesse pegado o telefone? Ou, melhor ainda, o que teria acontecido se Edward nunca houvesse descoberto sobre a falsa visão de Alice sobre Bella morrer? Que rumos a história teria tomado? Será que Jacob seria uma melhor opção para Bella do que Edward?

Bem, à primeira vista, Jacob parece ser o mais próximo da “espécie” de Bella. Ele é meio-humano, pelo menos, ele aquece Bella quando ela se sente frio e ele a faz rir. (Ela nunca parece rir muito com Edward.) Por outro lado, Jacob é um monstro como Edward e, apesar do seu desejo de proteger os seres humanos (em vez de comê-los), lobisomens também podem perder o controle e machucar seres humanos. Nós não sabemos ainda se lobisomens envelhecem ou não, um fator que poderia ser decisivo na escolha de Bella.

O que você acha, então? Jacob é mais adequado para Bella no longo prazo? O que vai acontecer com a relação de Jacob e Bella se ela se tornar uma vampira? Será que ele irá vê-la como um inimigo, confirmando o medo de Bella? Perguntas e mais perguntas surgem sobre Jacob em Lua Nova. Essa pode ser a razão pela qual Stephenie Meyer escreveu e postou uma história chamada “Ser Jacob Black”, que explica tudo sobre Jacob. Você pode baixá-lo em formato PDF no nosso “melhor da Web”.