Inúmeras possibilidades para o aço nas indústrias: a importância dos tubos de aço

O aço é um dos materiais mais importantes na indústria. É praticamente impossível imaginar qualquer desenvolvimento sem a sua utilização, e podemos dizer o mesmo dos tubos de aço.

Eles são aplicados em praticamente tudo. Por isso mesmo o aço inox é produzido em alta escala. Uma de suas maiores e indiscutíveis vantagens é que ele é extremamente versátil, podendo ser utilizado para diversas finalidades.

E nesse contexto podemos citar os tubos de aço inox como sendo as peças mais procuradas e mais aplicadas. Entenda melhor como ele é tão necessário, e quais são as suas principais aplicações no mercado.

A utilização dos tubos de aço nas variadas indústrias

Com certeza uma característica importantíssima dos tubos de aço é a sua resistência e durabilidade. Por isso mesmo esses materiais são amplamente utilizados em variadas indústrias.

Praticamente todos os projetos que demandam um acabamento metalizado apostam nessas peças. Seja para trabalhos de arquitetura, designer ou industriais, os tubos de aço são indispensáveis.

O tipo de aço mais utilizado nas indústrias, de modo geral, é o aço carbono. A partir da mistura dos componentes ferro + carbono é possível uma liga que dará origem as peças.

Essa liga possui uma cor branca metálica muito característica, e facilmente identificável.  A sua aplicação se dá em diferentes setores da indústria. As principais qualidades desses materiais são:

  • Resistência;
  • Segurança;
  • Durabilidade;
  • Maleabilidade;
  • Versatilidade.

Todas essas vantagens fazem dos tubos de aço indispensáveis para o mercado e de extrema importância para o funcionamento das diversas indústrias que movimentam o país e o mundo.

Aplicação do aço na indústria: entenda como esse material é utilizado

O aço tem uma infinidade de possibilidades de aplicação na indústria e no dia a dia das pessoas. Ma quando falamos das grandes empresas e fabricantes, é impossível pensar no funcionamento sem os tubos de aço.

Na construção civil, por exemplo, podemos citar o revestimento de edifícios, que geralmente é feito de aço, e também a implantação de elevadores.

Ele também é utilizado em indústrias como as fabricantes de açúcar e álcool, de bebidas, indústrias química e farmacêutica, alimentícia, de cosméticos e de derivados de petróleo.

Geralmente o material é usado para a confecção de tubos de aço, reatores, tanques, colunas de destilação, trocadores de calor e condensadores.

Esse aço mais utilizado na indústria possui uma composição bem específica. Ele é feito de 18% de Cromo e 8% de Níquel. No mercado é mais conhecido como “Aço 304”.

Também é amplamente aplicado na indústria aeronáutica, ferroviária, naval, fabricantes de papel e celulose, petroquímica, têxtil e hospitalar. A sua principal característica é a alta resistência, principalmente no que diz respeito à corrosão.

Quanto tempo dura um tubo de aço? Eles são mesmo resistentes?

Os tubos de aço são altamente resistentes, e podem durar décadas sem necessidade de troca. No entanto, é essencial que sejam feitas vistorias na aplicação do tubo, para garantir que ele está em bom estado.

Fazer um monitoramento frequente ajuda a ter certeza de que o material não sofreu corrosão, e está em perfeito estado. Lembrando que o rompimento de um tubo de aço em um projeto pode comprometer toda a estrutura e até mesmo a segurança.

  • Controle de corrosão de tubos de aço:

A melhor forma de manter esse devido monitoramento e fazendo um controle adequado de corrosão dos tubos de aço que foram implantados em seu projeto.

Inspecionar com frequência as tubulações, e acima de tudo ter a certeza de que o tubo utilizado é realmente adequado é uma das maneiras de garantir a segurança.

O aço é aplicado em objetos e materiais com os quais temos contato todos os dias, o tempo inteiro. Possivelmente você está, nesse momento, perto de algum objeto que seja composto por aço.

A sua utilização no mercado industrial é intensa. Por isso, a fabricação de peças em aço também é frenética.

Somente para ilustrar, podemos citar a utilização do aço em coisas como mesas, portões, pontes, pregos, parafusos, alicates, entre outros.

E na indústria, a utilização dos chamados tubos de aço também é muito frequente. Essa é uma peça que representa toda a diferença em um projeto, e por isso deve ter altíssima qualidade.