Instalação de uma Rede Wireless

Existem alguns pontos a ter em consideração antes de começar com a instalação de uma rede wireless com segurança. Num primeiro passo temos de analisar o hardware disponível e adquirir o material que nos falta.

As placas de rede wireless funcionam com os protocolos 802.11b (11Mbps) e 802.11g (54Mbps). A transferência de dados é feita por frequência de dados na banda dos 2,4 Ghz. Por essa razão poderá haver interferências com telefones sem fios ou telemóveis.

Instalação de uma Rede Wireless

Instalação de uma Rede Wireless

Supostamente não deveria haver interferência entre os equipamentos, mas há. É necessário termos algum cuidado com o posicionamento dos computadores, e antena /router wireless, pois podem existir outras fontes de interferências com os sinais de radio emitidos pelas placas de rede. Outra forma de contornar essas interferências é alterar o canal que estamos a utilizar nas placas de rede. Se um não funcionar, optamos por outro. Os sistemas operativos mais recentes têm um sistema integrado que efectua as alterações automaticamente, mas não há nada como sermos nós a fazer as configurações manualamente.

Da mesma forma que existem interferências emitidas, existem sinais absorvidos através de estruturas metálicas, como pilares metálicos, escadas, entre outros. A distância é outro dos factores a considerar, pois um placa de rede suporta cerca de 300-400 metros em campo aberto e 90m dentro de um edifício. Claro que estes valores podem variar, dependendo do equipamento adquirido e dentro de casa, depende muito da espessura de paredes, portas, etc.

Num próximo artigo, irei explicar passo a passo como configurar uma antena wireless de forma em sua casa. Até Breve