Instalação de Pisos: Cada Vez Mais Fácil

Instalação de pisos - Pisos laminados

Instalação de pisos – Pisos laminados

O mercado da construção civil está em frequente mudança, aliás é isso que se espera de um dos setores mais aquecidos da economia, e as empresas de material de construção estão cada vez mais engajadas em pesquisar novas formas de atingir o consumidor. Qualidade, beleza e praticidade, são as três palavras que mandam, e cada vez mais se encontram soluções inovadoras no mercado para os três quesitos. Em especial às soluções em praticidade na construção e acabamentos finais: está cada vez mais fácil trabalhar com revestimentos.

Uma das inovações está na aplicação dos revestimentos especialmente pisos. Nos últimos anos, muitas soluções em rejuntes e também em revestimento surgiram para facilitar a via do construtor. Um deles são as novas soluções em rejuntes e massas de assentamentos. As grandes marcas como a Weber-Saint Gobain por exemplo aposta em produtos cada vez mais focados para cada situação na obra. Uma boa alternativa, por exemplo, são as massas de assentamento de porcelanatos: esse tipo de piso possui características especiais, logo necessita de uma argamassa especialmente desenvolvida para ele. A Weber apresenta uma linha completa de argamassas de assentamento voltadas para cada situação e revestimento possível em uma obra.

No mercado dos pisos laminados também há grandes inovações: as marcas estão cada vez mais focadas em apresentar soluções simples para a instalação e assentamento do piso laminado. As marcas apostam em encaixe macho-fêmea, embora cada marca possua seu próprio padrão de encaixe, uma mais prática que a outra. O profissional da construção tem que ficar ligado e não se guiar apenas pelo preço dos pisos laminados, mas também pensar na hora da instalação, qual é o modelo mais adequado ao seu perfil.

As porcelanas, azulejos e revestimentos afins também estão cada vez mais simples: além das argamassas voltadas para cada produto específico, começam a surgir produtos com novos padrões que facilitam a instalação, como novos padrões de ranhura para aumentar a aderência e mesmo produtos que possibilitam juntas secas, como é o caso do porcelanato. Para que isso seja possível, as marcas investem cada vez mais em tecnologia, para tornarem seus produtos práticos e superiores à concorrência. Para se ter uma ideia, o Brasil é hoje uma referência internacional em pisos e revestimento cerâmicos, além de ser o segundo maior produtor mundial, perdendo apenas para a China, embora esta tenha padrões de qualidade muito inferiores aos praticados no Brasil.