Insetos: Extermínio e Curiosidades

Mosca Varejeira

Mosca Varejeira

Cansado daquelas moscas rondando vários ambientes de sua casa? Ou ainda seu local de trabalho? Não se preocupe, existe solução para isso. Atualmente as empresas de dedetização estão cada vez mais equipadas para sanar qualquer tipo de foco, combatendo com inseticidas e outros métodos.

Você também pode ajudar a evitar o crescimento dos focos de insetos, mantendo sua casa sempre limpa, ou seja: jogar o lixo todos os dias em sacos plásticos pretos bem vedados; retirar água de pratos onde ficam vasos de plantas, entre outros locais onde possam se acumular poças d’água.

Essas pequenas ações do dia a dia são importantes no combate das doenças causadas por moscas, tais como: cólera, meningite cérebro-espinhal, peste bubônica, varíola e poliomielite.

Já no caso de baratas, que são comumente encontradas nas épocas mais quentes do ano, pode-se identificá-las de acordo com seu tamanho e pela maneira como se locomovem, já que algumas podem voar. Há curiosidades sobre as baratas que diversas pessoas não sabem, como os nomes de algumas espécies.

A barata americana, por exemplo, é considerada de tamanho maior que as outras, podendo atingir entre 2,5 e 4 cm, com asas maiores que o abdômen (caso dos machos) ou asas um pouco menores (caso das fêmeas). Suas células têm a capacidade de renovação e sua regeneração depende do tipo celular, classificadas em: lábeis, estáveis ou perenes.

Já a barata australiana, que tem este nome apesar de sua origem asiática, consegue fugir arremessando-se em algum buraco, assim que alguém entra no local onde está. Sua agilidade e as suas asas fazem com que ela fique mais difícil de ser exterminada, mas não impossível.