Se você é daqueles que sempre quis ficar em perfeita forma física, mas nunca teve tempo ou ânimo de entrar em uma academia ou não põe fé nos exercícios caseiros comuns, então você precisa conhecer o Insanity Workout.

Insanity Workout

Insanity Workout

O que é o Insanity Workout

O Insanity Workout, ou “treinamento insano” em uma tradução literal, é um programa de treino americano baseado em DVDs com vídeos de exercícios que você faz em casa em frente ao seu computador ou aparelho de televisão. Mas não pense que é apenas uma ginástica leve para seus avós fazerem.

A propaganda do Insanity é ser o treino mais difícil já colocado em DVDs. É uma mistura de exercícios aeróbicos, de força e resistência que vão fazer com que você dê o máximo de si todos os dias em que cumprir o plano de exercícios. A meta do treinamento é que você fique na melhor forma em que já esteve em toda sua vida no final dos sessenta dias de duração do treinamento.

A rotina de treinamento

O pacote original do Insanity é composto por 10 DVDs com os vídeos, e também vêm os calendários e um plano de alimentação. É bem fácil aprender os movimentos de cada exercício corretamente, pois são todos feitos com o peso do corpo e sem nenhum equipamento adicional (flexões, agachamentos, polichinelos, saltos, socos, etc.).

No primeiro dia, e depois a cada duas semanas, você fará um “Fit test” para acompanhar sua evolução durante o treino. Dentro do primeiro mês você irá usar somente metade dos vídeos, que são os treinos menos pesados. Ao final deste primeiro mês será a “Recovery week”, que é uma semana de aeróbicos leves e alongamentos voltados para a recuperação e a preparação para o segundo mês, em que será feito o restante dos treinos, sendo esta a fase mais difícil do programa.

Os vídeos

Cada vídeo começa com um aquecimento de cerca de 10 minutos de exercícios aeróbicos seguidos por mais alguns minutos de alongamento, e então começa o treinamento em si. Nos vídeos, o Insanity alterna entre diferentes exercícios várias vezes, criando séries variadas e as intercalando com períodos mínimos de descanso (normalmente 30 segundos). Assim, você se exercita de forma intensa por mais tempo antes de precisar descansar. É nisto que está a eficácia do treino (veja mais no próximo tópico).

Esqueça a monotonia dos treinos tradicionais: Você vai querer seguir cada passo dos atletas do vídeo e não vai querer parar por um minuto sequer! O criador do treino, o carismático e enérgico Shawn T, participa dos treinos tornando-os divertidos, dinâmicos e nos explicando como fazer cada movimento. Mesmo que você já esteja em forma, o Insanity vai desafiar você todos os dias.

Treino de alta intensidade

Treino de alta intensidade – Gráfico

A ciência por trás de tudo

O Insanity se baseia no chamado treinamento intervalado de máxima intensidade que, de acordo com as recentes pesquisas científicas, é o melhor método para queimar gordura e aumentar a capacidade cardiovascular enquanto preserva a massa muscular. Basicamente funciona assim: você treina a maior parte do tempo dando o máximo de sua capacidade com intervalos curtíssimos de descanso. É o contrário dos treinos tradicionais em que é feito o aeróbico por muito tempo em baixa ou média intensidade com poucos picos de intensidade máxima. No treino de alta intensidade, seu treino rende muito mais em menos tempo e ainda melhora seu condicionamento a cada dia.

Minha opinião

O Insanity Workout consiste em 15 vídeos com duração aproximada de quarenta e cinco minutos cada. O treinamento deve ser feito seis dias por semana, geralmente um vídeo por dia, o qual é escolhido seguindo um “calendário” que acompanha o produto. Comecei a fazer o Insanity Workout há algum tempo e vi o quanto é difícil esse treinamento, mas em apenas alguns dias já senti alguns resultados, como mais disposição para as atividades diárias e maior definição muscular.

Insanity Workout Resultados

Insanity Workout Resultados

De acordo com o anúncio, é possível perder mais de 1000 calorias por dia! O Insanity é um treino muito puxado (é insano!), porém se você quer resultados expressivos e rápidos e não se importa de trabalhar duro para isso, então o Insanity é perfeito para você.

É importante citar que, apesar do Insanity ser um treinamento americano e por isso em inglês, você não precisa saber inglês para fazê-lo. Basta imitar os atletas fazendo os exercícios. Você só deve ter os cuidados comuns para quem pratica atividades físicas, como cuidar da postura, usar um bom tênis, tomar bastante água e etc. A minha dica é tomar bastante cuidado com os joelhos, pois eles são muito usados durante o treino. O Insanity Workout em vídeo pode ser adquirido no site da Beachbody.

Você ainda pode fazer o download do Insanity Workout completo por torrent através desse link (necessário ter um cliente Torrent instalado em seu computador. Para fazer o download dele, clique aqui). Aproveite e participe também do grupo Insanity Workout Brasil no Facebook, onde além dos treinos em vídeo você também pode baixar legendas em português e ainda conversar e trocar ideias com outras pessoas que também estão seguindo o treinamento: http://www.facebook.com/groups/insanitybrasil/.

Mas e você? Está pronto para o desafio Insanity? Dê uma olhada no vídeo e veja um pouco como é o Insanity na prática:

Share Button