Insanity Workout – Alimente-se Corretamente para Seu Treino!

Insanity é uma das rotinas de treino mais difíceis já criadas e inseridas em DVDs para serem vendidos ao grande público. Não há dúvidas em relação a isto. O que surpreende é o grande sucesso de vendas que o Insanity se tornou. Aqui mesmo no Murall existem alguns artigos muito interessantes sobre o Insanity.

Insanity workout

Insanity workout

Graças ao sucesso do mesmo, muitas dúvidas surgem entre os praticantes do treino. A principal delas é quanto a alimentação. O que comer durante o dia? O que comer no pré e no pós treino? Como balancear os macronutrientes de forma adequada? Quais os melhores suplementos para otimizar os meus resultados? Como me alimentar de forma a ter mais energia e disposição para os treinos? Neste artigo vamos dar algumas dicas valiosíssimas que devem responder a todas estas perguntas.

Alimentação

Muitas pessoas sabem o básico sobre alimentação, como por exemplo evitar doces e gorduras, maneirar com os carboidratos e carnes vermelhas, comer muitos vegetais. Entretanto existem algumas coisas que devemos detalhar: Os maiores problemas na alimentação moderna são, basicamente, os açúcares, os carboidratos refinados e os óleos vegetais. Isso mesmo! E eles estão, de forma mascarada, em quase todos os produtos industrializados! Confira:

  • Carboidratos: Procure evitar todos os refinados, principalmente os feitos com farinha de trigo, como pães, macarrão, salgados em geral, bolachas. Estes produtos geram picos de insulina no corpo, fazendo com que os mesmos sejam digeridos tão rapidamente que o corpo não consegue usar totalmente sua energia e a armazena como gordura, sem contar os malefícios do glúten, do glutamato monossódico e conservantes, sempre presentes. Use aveia, granola, grão de bico, farinha de coco e prefira sempre os alimentos integrais.
  • Gorduras: Evite os óleos feitos a partir de grãos, como óleo de soja, de girassol, de canola, e também as margarinas. Estes óleos passam por inúmeros processos que alteram sua estrutura molecular para durarem mais tempo, tornando-os simplesmente impróprios para o consumo humano. Use azeite de oliva, óleo de coco, banha (gordura animal), manteiga.
  • Proteínas: As proteínas são os blocos de construção da massa muscular e estão presentes principalmente nas carnes, nos ovos e nos laticínios. As proteínas são benéficas e devem ser largamente consumidas, inclusive por pessoas que procuram perder peso.

As principais organizações de saúde definem dietas saudáveis como aquelas que fornecem de 55% a 60% do total de calorias dos carboidratos, 10% a 20% de proteínas, e não mais de 30% de gordura. Procure fazer entre 5 e 6 refeições por dia. Um maior número de refeições com porções menores manterão seu metabolismo acelerado durante o dia, ajudando seu corpo a queimar calorias. Beba água em abundância sempre que sentir sede, coma frutas e abuse das folhas verdes!

Pré treino

Esta é aquela alimentação feita antes do treino, geralmente uma hora antes, com a finalidade de trazer energia, disposição e evitar o catabolismo (perda de massa muscular magra) durante os exercícios. Deve ser rica em carboidratos, que é a principal fonte de energia do corpo. Aposte nos pães integrais, arroz integral, batata doce, salada de frutas, iogurte ou açaí acompanhados de grãos (linhaça dourada, granola, aveia ou quinoa real).

Pós treino

É a refeição feita logo após o treino. O Insanity demanda muita energia por ser um treino muito puxado, por isso este é o momento em que o corpo está mais receptivo aos nutrientes da alimentação, daí sua importância. Invista em uma alimentação rica em proteínas, que deverão restaurar seus músculos da energia perdida durante o treino. Procure carnes em geral, como carne bovina, frango, peixes, etc.

Suplementos

Suplementos alimentares podem agir como um complemento para sua alimentação. O Insanity é um treinamento voltado para o aeróbico, geralmente procurado pelas pessoas que procuram queimar gordura. Para ajudar nesta tarefa, o mais indicado são os suplementos termogênicos e também os energéticos, pois dão mais disposição e tornam os treinos mais eficientes. Maltodextrina também é importante para manter seus níveis de energia durante o treino. Whey protein (proteína do leite) no pós treino ajuda enormemente na reconstrução do tecido muscular e na recuperação dos treinos.

São estes os principais tipos de suplementos para os praticantes do Insanity. Existem outros que também podem auxiliar, mas não de forma tão poderosa quanto os suplementos descritos anteriormente. São eles o óleo de cártamo, l-carnitina, bcaa, multivitamínicos, ômega 3, dentre outros. Na dúvida, o melhor é procurar a sugestão de um nutricionista esportivo.