Informações Sobre o ENEM 2012

ENEM 2012

ENEM 2012

As provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio estão marcadas para os dias 3 e 4 de novembro. Os candidatos responderão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, além de uma prova de redação. No sábado serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Neste primeiro dia os participantes terão quatro horas e trinta minutos para responder às questões. Já no segundo dia, o domingo, o tempo é maior. Os candidatos terão cinco horas e meia para realizar as provas de Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação.

De acordo com o guia “A Redação no Enem 2012”, a prova de redação requerirá do candidato a elaboração de um texto em prosa, de caráter dissertativo-argumentativo. O tema é determinado pela prova e gira em torno de questões sociais, científicas, culturais ou políticas. O objetivo é avaliar a capacidade crítica e argumentativa do estudante, habilidade que o Enem considera que deve ter sido desenvolvida ao longo de toda a vida escolar.

É importante chamar a atenção para o horário de abertura e fechamento dos portões dos locais de prova. Eles serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, hora de Brasília. A recomendação é que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência. Recomeda-se também que, quem puder, faça o trajeto de sua casa até o local de prova antes do dia do Exame, para conhecer o caminho e poder calcular quanto tempo será necessário para chegar, considerando o trânsito e os imprevistos que podem ocorrer. Vale lembrar que no dia 21 de outubro começa o horário de verão, e que o Exame segue o horário de Brasília. Dessa forma, nos estados em que o horário de verão não vigora, os candidatos devem estar atentos, pois os portões irão abrir às 11h e fechar às 12h, hora local.

A liberação do gabarito do Enem 2012 está prevista para 7 de novembro. O resultado final será divulgado no dia 28 de dezembro.