Infográfico: Características de um Bom Testador de Software

Veja esse infográfico criado a partir de uma pesquisa feita com profissionais e freelancers do Crowdtest na área de teste de software. A partir da pesquisa, foram selecionadas 7 características essenciais que devem fazer parte de toda pessoa que trabalha com testes de aplicações.

Saber dessas características é algo bastante importante porque um conjunto de qualidades e conhecimentos constituem profissionais de excelência que trazem bons resultados.

As características ou qualidades essenciais percebidas são as listadas abaixo

  1. É criativo, detalhista e crítico
  2. Conhece bem o negócio no qual o software está inserido
  3. É bom em pensamento lógico
  4. Tem conhecimento de técnicas e ferramentas úteis para o trabalho
  5. Imparcialidade no teste
  6. Facilidade de se organizar e de se comunicar
  7. Sabe na ponta da língua quanto vale (financeiramente) testar um software e por que é uma atividade tão importante para o mercado

A primeira característica citada foi escolhida por cerca de 65% dos respondentes à pesquisa como a qualidade mais importante. Imparcialidade, organização e comunicação e saber o valor da atividade foram itens que ficaram empatados em último lugar. Mas, claro, que nem por isso significa que são características menos importantes.

É interessante notar que o conhecimento técnico e ferramental, apesar de ser importante, não esteve à frente na pesquisa em nenhum momento. Raciocínio e criatividade são consideradas, pelos próprios profissionais, questões mais essenciais para o sucesso profissional da área.

Obrigada a todos que responderam à pesquisa feita e contribuíram para que houvesse um maior conhecimento sobre o que os profissionais do mercado consideram importante.