A importância dos blogs corporativos

Foi-se o tempo em que os blogs eram apenas espécies de diários virtuais em que as pessoas postavam suas opiniões e fotos, interagindo com amigos. Hoje em dia, essa interação pessoal ficou mesmo para as redes sociais, mas isso não decretou o fim dos blogs. Eles se tornaram poderosas ferramentas de marketing digital para empresas.

Assim como a criação de sites, a elaboração de um blog pode ser bastante vantajosa. Estatísticas apontam que empresas com blogs corporativos podem receber até 55% mais tráfego em sites. Confira, a seguir, algumas dicas para que seu blog seja funcional e interessante.

A importância dos blogs corporativos

Conteúdo

Os blogs corporativos estão quase sempre conectados aos sites das empresas. Muitas pessoas se sentem confusas quanto ao tipo de conteúdo que deve ser publicado em cada um. Os sites têm a função de apresentar a empresa (missão, visão e valores), descrever os serviços e produtos oferecidos, além de estabelecer campos específicos para contato. Os blogs, no entanto, têm um caráter menos formal e visam à publicação de novidades, notícias, curiosidades, dicas e tutoriais referentes ao segmento de atuação da empresa. A linguagem pode até ser um pouco menos formal do que no site, dependendo do perfil da empresa. Evite copiar conteúdos: procure pesquisar temas e redigir os textos por conta própria para que seu trabalho seja autêntico. Você pode variar os formatos, incluindo vídeos e podcasts, por exemplo.

Assim sendo, os blogs fazem parte das estratégias de marketing de conteúdo, já que levam informação relevante a quem possa se interessar pela empresa. Esse tipo de publicação também pode fidelizar clientes, pois informações interessantes podem leva-los a consumir novamente os produtos daquela empresa.

Design

Na internet, primeiras impressões são importantes. Os usuários se sentem mais atraídos a ler o conteúdo de uma página que tem um design criativo e organizado. O conteúdo deve ser bem distribuído, organizado hierarquicamente por meio de fontes em tamanhos apropriados, cores atraentes e imagens ilustrativas que tornam a leitura menos cansativa. É importante que o design do blog “converse” com o design do site de modo que se perceba a identidade visual da empresa. As marcas, cores e fontes devem manter a coerência e representar os valores da corporação. Um blog médico tende a ser mais sóbrio e discreto do que o blog de uma loja de brinquedos, por exemplo.

Atualização e Interação

Atualize seu blog com frequência, de preferência semanalmente. Quando empresas deixam de atualizar seus blogs, fica a impressão de abandono e descuido, o que é péssimo para a imagem corporativa.

Uma característica interessante desse tipo de blogs é que permite uma interação direta com os clientes, por meio dos comentários publicados nos posts. Procure sempre responder a esses comentários, agradecendo os elogios e procurando compreender e propor soluções aos comentários mais desagradáveis. É preciso saber lidar com os clientes e ter muito jogo de cintura nessas horas para não os perder.

Divulgação

Uma maneira interessante de divulgar o conteúdo de blogs corporativos é postando links nas páginas da empresa nas redes sociais. Antes de publicar os conteúdos, procure fazer uma revisão gramatical e se certificar de que as informações não estão muito simples nem muito extensas e cansativas. Divida os posts em categorias de fácil acesso para os usuários.