A importância de possuir ferramentas manuais em casa

Quem é que, de vez em quando, não precisa consertar uma porta de armário, trocar a resistência de um chuveiro, parafusar e desparafusar algum móvel ou consertar algum vazamento, não é mesmo? Esse tipo de necessidade pode aparecer para qualquer pessoa, e saber lidar com elas é bastante útil.

A importância de possuir ferramentas manuais em casa

Para isso, é preciso possuir algumas ferramentas manuais, usadas com mais frequência, em casa. Possuir um kit com os itens principais pode ser uma dica valiosa, pois evita que as pessoas tenham que esperar pela vinda de um profissional que realize o reparo (o que pode levar bastante tempo) e também permite que o dinheiro que seria gasto com esse profissional seja economizado.

Há kits que já vem prontos, contendo importantes ferramentas, incluindo martelos, alicates, chaves, estiletes, entre outros. Saiba mais sobre a importância dessas peças.

Chave de fenda

É uma ferramenta de metal, com cabo geralmente de plástico ou acrílico. Quando introduzida na fenda de um parafuso, possui a função de apertá-lo ou deixa-lo mais frouxo. Também pode ajudar bastante na hora de trocar um chuveiro. Além da fenda, existem outros padrões de cabeça de parafuso, como é o caso da fenda cruzada (chave Phillips) e em formato de estrela (chave Torx).

Chave de Grifo

Esse tipo de chave tem a função de auxiliar na troca de canos, servindo também para desemperrar torneiras e registros. Para funcionar corretamente, a extremidade da chave de grifo deve “travar” na superfície do cano, mesmo que seja liso.

Alicate Universal

Objetos bastante comuns, os alicates funcionam por meio do princípio básico da alavanca. Têm a capacidade de cortar, segurar objetos e peças com firmeza, desapertar parafusos danificados, além de cortar tubulações metálicas, arames e outros materiais.

Martelo

Mais uma ferramenta bastante comum, o martelo possui a função de fixar pregos para finalidades diversas, como consertar móveis ou fixar quadros e vasos, por exemplo. A outra extremidade, como uma alavanca, pode ser utilizada para remover pregos tortos ou emperrados.

Chave Fixa

A chave fixa possui uma extremidade aberta que lhe confere o apelido de “chave de boca”. Essa extremidade é utilizada para parafusar e desparafusar objetos com porcas e parafusos em formato quadrado ou sextavado. A chave inglesa é uma variação da chave fixa, mas com o diferencial de ser ajustável, isto é, pode ser regulada para se adequar a diferentes tamanhos de fenda.

Além das ferramentas manuais destacadas, estiletes, tesouras e trenas são objetos bastante utilizados, de modo que é útil tê-los em casa. Por fim, não se esqueça de possuir pregos e parafusos em tamanhos e formatos diversificados. Possuindo estes itens, sua vida ficará mais fácil e você será capaz de realizar pequenos reparos por conta própria.