A importância das válvulas de retenção

Nas indústrias, tubulações e válvulas são componentes muito importantes em seus sistemas. É fundamental que essas peças funcionem com perfeição, caso contrário, podem prejudicar consideravelmente a produtividade. Há diversos tipos de válvulas, cada uma com suas especificidades. Uma dessas válvulas de uso industrial é a válvula de retenção, e ela é muito útil e versátil.

Função

As válvulas de retenção são responsáveis por controlar a pressão dentro de um circuito, protegendo o sistema de sobrecargas e evitando que suas peças e acessórios sejam danificados.

A importância das válvulas de retenção

Esse tipo de válvulas permite que os fluidos, que podem ser gases ou líquidos, mantenham seu fluxo em apenas uma direção, bloqueando o conteúdo que venha na direção contrária. Elas podem ser usadas em diversas aplicações hidráulicas, conduzindo vapor, ar, gás de carvão, óleo ou gás de óleo, em alta ou baixa pressão.

Funcionamento

As válvulas dessa categoria funcionam de maneira automática, ou seja, não precisam que um operador ou um comando eletrônico as acionem, reduzindo custos. Elas podem ser equipadas com alavancas externas e tambor de vibração.

As válvulas de retenção também contam com uma mola e um assento móvel (um disco ou uma esfera) que impedem que o fluxo retorne na direção contrária. Há, no entanto, alguns tipos de válvula de retenção que possibilitam que haja um fluxo reverso, mas apenas em condições específicas, quando há uma força que intervém no sistema.

Tipos

Alguns dos tipos de válvula de retenção são:

  • Tipo portinhola
  • Tipo dupla portinhola
  • Tipo disco
  • Tipo pistão

Manutenção

Para que as válvulas de retenção funcionem corretamente e não causem nenhum tipo de problema aos sistemas em que são aplicadas, é preciso que sejam realizadas manutenções e inspeções de forma regular. Essas manutenções devem checar a integridade e o bom funcionamento de cada uma das partes que compõem as válvulas. Caso tenha adquirido válvulas deste tipo, mas elas não estão sendo utilizadas no momento, certifique-se de que a armazenagem das peças está sendo feita em local seguro, afastado de vapores, poeira, sujeira e agentes corrosivos. Também é preciso atentar para que o ambiente não seja muito úmido.

Na hora de adquirir esses produtos, procure por empresas com experiência no ramo, que fabriquem válvulas de alta qualidade e com tecnologia de ponta. Esses produtos também devem ser fabricados de acordo com as normas técnicas, uma vez que elas certificam que as válvulas estão dentro dos padrões de eficiência e segurança estabelecidos.