A importância da pintura nas fachadas comerciais

As fachadas comerciais são, muitas vezes, o primeiro contato entre a empresa e o cliente em potencial. A partir dela, cria-se uma imagem sobre os serviços prestados, que pode ser tanto negativa quanto positiva. Por conta disso, investir numa fachada atraente é uma importante ferramenta de marketing, pois atrai novos consumidores. Pensando nisso, confira algumas dicas para criar fachadas para estabelecimentos comerciais.

Identidade Visual

Uma clínica de estética e uma casa noturna possuem fachadas bem diferentes uma da outra, certo? Isso se deve não só à estrutura dos locais, mas também porque os propósitos desses estabelecimentos são muito distintos. Os valores e finalidades das empresas se refletem em sua identidade visual, o que inclui os nomes, logotipos, fontes, cores e outros símbolos em geral. Levando em consideração que em todo segmento há concorrência, as empresas precisam se diferenciar e procurar obter destaque. Esta é a primeira dica: encontrar a personalidade da marca e fazer escolhas de elementos visuais que respeitam essa identidade.

É importante lembrar que a comunicação visual, embora criativa, tem limites. Letras garrafais, cores muito fortes e excesso de símbolos acabam causando poluição visual, o que incomoda o olhar das pessoas.

A importância da pintura nas fachadas comerciais

Cores

Assim como a pintura residencial e a pintura predial, as fachadas dos estabelecimentos comerciais também requerem pintura de qualidade. Como apontado no item anterior, a escolha de cores e de tonalidades diz muito sobre a personalidade da marca. É preciso estabelecer vínculos com o público-alvo e, por isso, as cores devem ser atraentes para essas pessoas. Sair optando pela cor preferida do dono do local não é garantia de sucesso. Há, inclusive, uma área do conhecimento que estuda o impacto das cores sobre as emoções humanas, a Psicologia das cores, que tem sido muito utilizada nas áreas de marketing e comunicação visual.

Materiais apropriados

Para a pintura das fachadas comerciais, é altamente recomendada a contratação de uma empresa especializada. Esse tipo de empresa é a garantia de que o trabalho de pintura será realizado com qualidade e com os materiais mais apropriados. As tintas mais indicadas para esta finalidade são as acrílicas, preferencialmente emborrachadas, pois são mais resistentes às intempéries, prolongando suas vidas úteis. Além disso, elas garantem um melhor acabamento estético aos estabelecimentos.

Além das tintas e pincéis, outro tipo de material deve ser levado em consideração: os equipamentos de proteção individual. Mais conhecidos como EPIs, esses equipamentos são essenciais para garantir a segurança dos funcionários, especialmente em edificações mais altas: cabos, cintos de segurança, máscaras e capacetes são alguns dos itens necessários.

Manutenção

Após a concepção de uma fachada atraente, é preciso trabalhar em sua manutenção. Mantê-la limpa, realizar retoques quando necessário, consertar letreiros, manter a iluminação apropriada e repintá-la de tempos em tempos são cuidados necessários. Assim, a fachada permanece atrativa por mais tempo, tendo como consequência melhores desempenhos para os estabelecimentos.