A Importância da Limpeza do Ponto de Venda

Pode parecer uma questão extremamente básica, dessas que deveriam ser lugar comum no que diz respeito ao comércio e nem deveriam ser discutidas. Mas basta pensar um pouco e imaginar quantas vezes você já esteve escolhendo um produto em um supermercado e se deparou com uma notável camada de poeira sobre os itens. Mesmo quando se tratam de produtos fechados em caixas, ou mesmo quando não são destinados a alimentação, por exemplo, fica sempre uma impressão ruim para o consumidor – não pela qualidade do produto, mas, sim sobre o cuidado que o lojista dispensa ao seu material.

Todo o investimento feito em uma boa apresentação, ajudando na estratégia de seduzir o cliente através de uma disposição funcional e por vezes diferenciada, pode ser inútil caso um detalhe tão simples quanto este seja esquecido. Por mais que outros fatores possam influenciar no volume e na frequência da limpeza dos produtos, como, por exemplo, o tamanho do estabelecimento, número de funcionários, a localização da loja e outros, outro ponto pode estar ligado diretamente à facilidade de manter o local devidamente limpo e organizado: o tipo dos expositores utilizados.

Diferenças

Caso a prateleira na qual o produto se encontra não esteja devidamente preenchida pelos mesmos, é comum que vãos se acumulem entre as unidades ainda não vendidas, sendo um ponto em potencial para que a poeira do ambiente se acumule.

gondolas de madeiras

Entretanto, quase ao invés das prateleiras convencionais são usadas gôndolas de madeira com ganchos removíveis encaixados em canaletas, a área “morta” entre as unidades praticamente deixa de existir. Como os produtos estão nos ganchos e os mesmos podem ser readequados conforme a necessidade e vontade do lojista, esse tipo de espaço tende a ser o mínimo possível, além do adicional de não precisar de contar com uma base que acumule a poeira.

Mesmo que os espaços existam, por conta de menos produtos estarem expostos ou menos por questão estética, qualquer tipo de detrito não vai se acumular entre eles pela supracitada falta de local para fazê-lo. Mesmo os próprios ganchos das gôndolas que não estão sendo utilizados não precisam ser limpos, visto que podem ser retirados dada a necessidade. O aspecto “clean” desse tipo de expositor, como visto, não diz respeito apenas à questão visual, fazendo com que as gôndolas de madeira, caso sejam bem utilizadas, representem também uma economia de tempo na limpeza do estabelecimento.

Escolhas

Não deixe que um produto de venda certa seja prejudicado por uma questão tão simples quanto o acúmulo de poeira sobre ele. Como dissemos antes, pode parecer até um ponto básico demais para sequer ser mencionado, mas é o tipo de detalhe que pode influenciar positiva ou negativamente a decisão de compra por parte do consumidor, bem como agregar uma característica nada agradável ao estabelecimento. Mesmo não sendo algo que comprometa de forma grave a limpeza e higiene do ponto comercial em si, é algo importante demais para deixar de ser considerado.