Ilustrações: Quais as Diferenças entre Charge e Caricatura?

Diferenças entre Charge e CaricaturaApesar de ser muito comum as pessoas confundirem charges e caricaturas, acreditando que tais nomenclaturas definem e expressam a mesma arte, cada uma tem funções e características bastante distintas. Sendo assim, a charge é responsável por retratar fatores culturais, sociais e históricos de uma determinada época, enquanto a caricatura expõe uma forma distorcida de determinada personalidade, utilizando o humor ou a acidez.

Explicitando um pouco mais sobre cada uma, as charges relatam um fato ocorrido e que faça, de alguma forma, parte de um momento histórico. Por isso, é necessário estar atualizado sobre o contexto em questão, para haver uma real compreensão da charge, caso contrário, a mesma pode perder seu poder comunicativo. Porém, mais marcante ainda que o fator “tempo” nas charges é a política, pois as críticas construídas neste tipo de ilustração, em sua maioria, giram em torno da corrupção e gafes políticas.

Já as caricaturas exploram o exagero, usufruindo da imagem pessoal de certa personalidade, real ou fictícia, expondo seus pontos mais marcantes, sejam eles físicos, gestos ou hábitos singulares.

A particularidade maior das caricaturas, em relação às charges, é que não há nenhuma referência ao tempo, como acontece na outra modalidade. Isso porque a personalidade em questão não precisa estar na mídia, ser político ou nem mesmo estar vivo, a escolha é feita exclusivamente pelo artista, de acordo com suas preferências.

Desta forma, é simples compreender que a charge retrata um fato histórico, social ou político a fim de realizar críticas construtivas e bem humoradas sobre; enquanto a caricatura tem a intenção de retratar um personagem qualquer, com humor, utilizando de seus traços mais marcantes.