Iluminação Pública garante Segurança e Beleza para Cidades

Iluminação Pública - Segurança e Beleza nas Cidades

Iluminação Pública - Segurança e Beleza nas Cidades

Imagine agora você sair na rua e não conseguir enxergar nada além das luzes das casas de seu bairro. Voltar da escola ou do trabalho com medo, por não saber o que está a sua volta e ser auxiliado apenas pelos faróis dos carros que passam. Durante o dia podemos contar a luz do sol, mas à noite a lua não ilumina o suficiente para que possamos dispensar uma boa energia elétrica, não é mesmo? O que seria das cidades, sem a iluminação pública?

A iluminação pública é fundamental para a qualidade de vida da população, promovendo cidadania e permitindo às pessoas se locomoverem perfeitamente durante toda a noite. Uma rua bem iluminada dá mais segurança para os pedestres, prevenindo a criminalidade e acidentes nas vias públicas. A iluminação pública é também fundamental para o trânsito de veículos nas ruas, evitando muitos acidentes de trânsito entre carros ou até mesmo envolvendo pedestres.

Uma cidade bem iluminada é sinônimo de beleza, destacando suas praças, parques, monumentos, pontos turísticos, prédios, comércios e paisagens. Além de tudo isso, os estacionamentos, as quadras de esportes e locais que permitem a prática de caminhadas e exercícios físicos também podem ser usufruídos durante a noite. A perfeita iluminação de avenidas, praças e ruas em geral melhora o comércio, favorece o turismo, lazer noturno, estimula a cultura e contribui para o desenvolvimento geral da cidade.

Uma luminária pública de qualidade pode durar por muito tempo e garantir a segurança da população daquela localidade por anos. Em alguns lugares de menor circulação de pessoas pode ser utilizada uma luminária de rua com sensor de movimento, garantindo uma economia no gasto de energia elétrica, sem deixar de lado a segurança da população.

Em rodovias, viadutos e estradas também é necessária uma iluminação de qualidade e de grande alcance, garantindo a total visibilidade dos motoristas e pedestres durante a noite. Uma rodovia bem iluminada e sinalizada pode reduzir consideravelmente o número de acidentes de trânsito.

Porém, com todas as vantagens que uma boa iluminação externa pode trazer, um dos grandes causadores da falta de energia e quebra de algumas luminárias de rua são os próprios cidadãos. Vândalos que depredam os postes, crianças que atiram pedras e outros objetos durante brincadeiras de rua, enfim, a iluminação pública acaba sendo afetada. Cabe à população contribuir para a conservação das luminárias públicas, que são fundamentais para o seu dia a dia. A iluminação das ruas também é um patrimônio público, que como o próprio nome já diz, é para ser preservado pela própria população, que indiretamente custeia sua instalação e manutenção.

Conhecendo todas as vantagens, que muitas vezes passa despercebida em nossas vidas, cabe a população valorizar e cuidar das luminárias para uma boa iluminação púbica assim como as de suas próprias casas!