Ilha do Mel – Dicas e Atrações

A Ilha do Mel é um dos locais mais belos de todo o Estado do Paraná. Localizada na cidade de Paranaguá, as praias da ilha são consideradas as melhores de todo o litoral paranaense. Com um clima rústico, a estrutura é simples e boa, com muitas pousadas e restaurantes.

Os carros não são permitidos na Ilha do Mel. O acesso é de barco e o deslocamento interno é feito a pé ou de barco. O acesso até a ilha pode ser feito a partir de Pontal do Sul (30 minutos) ou de Paranaguá (1 hora e 45 minutos). Muitos moradores transformaram suas casas e terrenos em pousadas ou chalés. Alguns estabelecimentos são bem estruturados e outros mais simples, com preços baratos. Também existem muitos campings e casas para alugar.

Ilha do Mel - PR

Ilha do Mel tem cinco vilarejos: Fortaleza, Farol, Praia Grande Nova Brasília e Encantadas. As linhas de barco que saem do continente chegam a Nova Brasília e Encantadas, que são os dois principais vilarejos e concentram boa parte da estrutura turística e a maioria dos chalés na Ilha do Mel.

Principais pontos turísticos: Farol das Conchas (inaugurado em 1872), Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres (inaugurada em 1769), Gruta de Encantadas e o Istmo, localizado em Nova Brasília é o trecho mais estreito da ilha, com cerca de 30 metros de largura e oceano dos dois lados.

Principais praias da Ilha do Mel: Encantadas, Prainhas, da Gruta, de Fora, Grande, do Farol, do Istmo, Brasília, da Fortaleza, entre outras.

A Ilha do Mel é perfeita para quem quer fazer um passeio diferente, o oposto do estilo de vida das grandes cidades. Muitas caminhadas e roupas simples são as principais características dos turistas. Lugar ideal para relaxar e curtir a natureza.