Aprenda a Decorar Quartos de Bebês

Ideias para Decorar Quartos de Bebês

O terceiro trimestre da gravidez é um bom momento para começar a recolher ideias para decorar quartos de bebês, assim que você pesquisar sobre várias opções de cores e temas específicos. Saber o sexo do bebê será de grande ajuda na escolha do tema para decorar o seu quartinho, embora hoje esses critérios permitam misturas. Por exemplo, o tema do ursinho Pooh é usado tanto para meninos e meninas. O mesmo se aplica ao tema de ursos, animais, jardins, céu, e outros. Apenas distingue o quarto quando o tema é muito específico, como no caso da Branca de Neve, Toy Story, Barbie e outros para os quais você pode encontrar o conjunto completo do item, ou seja, cobertor, colcha, mobiliário, quadros, cortinas, papéis de parede, etc., tudo já está feito. Mas, no caso de decoração e idéias para decorar quartos de bebê, você pode ir muito além.

Quanto às cores do quarto, tente um pouco abandonar o tradicional azul para meninos e rosa para meninas. Hoje, muitas famílias optam por amarelo, bege claro, e até lilás. Há pinturas para todos os gostos, os tons fortes ou suaves. Para casas menores, recomendamos que as cores sejam mais suaves, para transmitir paz e dar a impressão de um quarto maior.

Iluminando o quarto do bebê

Idéias para decorar quartos de bebê também podem ser muito diferentes em relação à iluminação do quarto, mas basicamente são aconselhados a ser de dois tipos: um no meio do telhado, e outra nas paredes da sala. O último pode ser usado no caso do bebê necessitar de cuidados durante a noite, sem precisar ser incomodado com a forte luz. Uma luz fraca também pode ajudar o bebê a dormir melhor. As cortinas são necessárias para controlar a luz natural quando o bebê estiver dormindo durante o dia. Recomenda-se usar cortinas de materiais que não acumulem poeira. O mesmo conselho pode se aplicar ao protetor do berço e ao colchão, que devem ser de um tecido que não absorve qualquer tipo de poeira.

Quando você está procurando idéias para decorar quartos de bebê, você deve ter em mente que quanto mais simples forem os móveis do quarto, melhor. Primeiramente o bebê vai precisar de um berço, um armário e um trocador. Então, é desejável ter um baú de brinquedos, cadeira e mesa de atividades para quando ele começar a fazer seus primeiros rabiscos, entre outros. A posição e a distribuição do mobiliário são muito importantes porque vai determinar a praticidade quando utilizá-los.

Quanto ao colchão, existem quatro tipos de materiais e preços. A espuma é mais barata, é antialérgica, mas menos higiênica. A primavera é a segunda mais barata, e sua vantagem é que ela tem duas faces distintas: uma para os meses mais quentes e um para os meses mais frios. O terceiro tipo é a fibra de coco. Têm uma melhor higiene, pois evita o acúmulo de umidade, mas são mais caro que os dois primeiros. Látex é o mais higiênico, e o que melhor se adapta ao corpo do seu bebê.

Segurança

O ambiente no qual vai crescer o seu bebê deve ser quente, agradável, estimulante e confortável. Na decoração para bebês, a chave está criar uma área na qual o bebê fique absolutamente seguro. Utilize tintas não tóxicas, móveis com cantos arredondados, fichas de proteção, gavetas, portas e janelas, e também tampas nas tomadas. Guarde medicamentos, pomadas e outros materiais que podem ser ingeridos. Evite o vidro, cerâmica, e outros materiais que podem quebrar e machucar o bebê. E, finalmente: não sobrecarregue o quarto do bebê com brinquedos e outros móveis. Nos primeiros meses, evite tapetes. Além disso, a sala deve ter uma boa ventilação diária. Estas são as dicas que podem te ajudar na decoração do quarto para seu bebê.