Idade Biológica, Descubra O Que É

Idade Biológica

Idade Biológica

É comum encontrarmos indivíduos que aparentam mais idade do que realmente têm, ou ainda aqueles que têm menos idade do que o real. A razão disso é  que nós envelhecemos obedecendo a ritmos e velocidades completamente diferentes uns dos outros.

Isso significa que se analisarmos várias pessoas de 40 anos que fazem aniversário no mesmo dia, iremos constatar que cada uma delas tem, na verdade, idades totalmente diferentes, quando comparamos os seus processos metabólicos. Assim, um individuo pode ter 45 anos de idade, mas o seu metabolismo e suas funções vitais podem ser tão eficientes quanto aos de uma pessoa de 30 anos ou menos.

Conclui-se, portanto, que embora contemos a nossa idade segundo o que estabelece o calendário, a chamada idade cronológica – o que realmente determina com que velocidade estamos envelhecendo é a Idade Biológica.

O Que é Idade Biológica?

A idade biológica revela a idade funcional do nosso organismo, se está envelhecido ou conservado, ou seja, a idade biológica nos informa sobre o nível de desgaste e envelhecimento de nossas células.

Além do mais, diferente da idade cronológica (que é, como dito, a idade que contamos a partir do nascimento), a Idade Biológica está também diretamente relacionada á qualidade de vida do indivíduo e a hábitos adquiridos no seu dia-a-dia. Por isso o ritmo com que envelhecemos está diretamente relacionado com vários aspectos importantes como estilo de vida, genética, alimentação, hidratação, assistência médica e prática de atividades físicas – grandes aliados na busca da tão sonhada longevidade.

Com a avaliação da idade biológica,  é possível traçar um plano de metas de saúde para que  um indivíduo de idade avançada, por exemplo,  possa envelhecer com mais dignidade. Mas é claro que essa avaliação não pode apenas se concentrar nas pessoas idosas. Ela deve fazer parte de um procedimento habitual clínico e deve ser acompanhada desde os primeiros anos de vida do individuo  – o que permite atrasar inclusive o relógio biológico, desacelerando assim o processo de envelhecimento e minimizando as chances de alguém desenvolver qualquer doença.