Ictiose Vulgar – Melhor Tratamento Caseiro

Durante muitos anos, buscamos alternativas de solução para um problema crônico, que acometia a minha pele desde criança. Aos três ou quatro anos de idade, apareciam rachaduras e ressecamento, e para combatê-los minha mãe usava todo tipo de óleo, inclusive o azeite de oliva. Refrescava, mas não resolvia o problema. Passadas algumas horas, era necessário renovar a camada de lubrificantes, pois se assim não o fizéssemos poderia haver, inclusive, sangramentos nos sulcos. O ressecamento da pele atingia minhas costas, o pescoço, as laterais do tórax, as coxas e as pernas, os braços, enfim, pouco espaço se via em meu corpo que não se achasse aquela anomalia genética.

Alguns diziam ser pele seca, outros diziam tratar-se de falta de vitamina A, outros que a alimentação era fraca, desprovida de vitaminas de uma maneira geral, etc. etc. E tome óleo e azeite. Chegou um ponto onde eu me retraía de usar certas roupas, para que não ficasse evidente o meu problema. Eu sei como se sente uma criança que sofre deste mal congênito, provocado talvez por um gene defeituoso. A pele escama, e deixa marcas profundas, levemente sombreadas, e no inverno é um desastre, pois chega a rachar a pele e até mesmo sangrar. E, além de óleo, tome agasalho. Fiz de tudo um pouco, até mesmo me esfregar com bucha nova para ver se aliviava um pouco. Era terrível.

Com o passar do tempo, fui estudando um pouco mais a matéria, e foi aí que encontrei a sua designação – ictiose vulgar – algo como pele de peixe ou de cobra, devido à descamação. Convivi com ela durante muitos anos, até que inadvertidamente e muito recentemente, encontrei uma solução que, para mim, foi extremamente satisfatória, proporcionando uma pele renovada e rejuvenescida, e associada ao fator idade, desapareceu por completo com a malfadada doença.

O tratamento para a Ictiose Vulgar

O procedimento é muito simples, e vai aqui a dica: Escolha um creme de pele de boa qualidade, não necessariamente o mais caro, mas de uma boa composição, e acrescente a ele algo em torno de quinze por cento de glicerina bi-destilada, esta sim de muito boa qualidade, agitando vigorosamente o frasco da mistura, para que haja uma boa homogeneidade, e pronto, você tem nas mãos a solução do problema. Aplique após o banho, e sempre que necessário para proporcionar conforto. Esta mistura, nestas proporções poderá ser alterada, com a diminuição do volume de glicerina, na medida em que haja evoluções de melhoria contínua em sua pele. Comigo deu muito certo, e hoje estou livre da ictiose. Boa sorte! Gostaria de ouvir comentários.

  • bira

    Bom dia, fiz a mistura que vc recemendou. Realmente nunca usei um preparado tão bom para a pele. Parabéns e muito obrigado.

    • Fico-lhe grato pelo comentário, Bira, e peço-lhe que divulgue para quem estiver precisando. Gde abço.

      • Bira

        Sérgio é realmente sensacional essa fórmula que vc descobriu. Sabe que as vezes fico pensando porque até hoje nenhuma fórmula de creme hidratante que é vendido por aí teve poder de resolver a situação. E pelo seu relato vc descobriu aleatoriamente, né? Tenho compartilhado com pessoas que sofrem da mesma doença no facebook e orkut. Obrigado mais uma vez.

  • joicy

    tenho ictiose-vulgar des de criança minha pele principalmente em tempos do inverno
    eu sofria e sofro muito porque alem das escamas minha pele as vezes vem com rachaduras
    e meus pes alem das rachaduras profundas e doloridas que ate sai sangue e as vezes fico com dificuldade de andar de tanto que doi. quando o diagnostisco foi dado na infancia a dermatologista me receitou a soluçao de agua-oxigenada medicinal e glicerina. durante a minha adolescencia e idade ja adulta a soluçao foi perdendo efeito e dermatologistas deram o mesmo diagnostico sobre minha pele e receitaram produtos feito por farmacia de manipulaçao. vou tentar essa mistura de glicerina bi-destilada com creme! obrigada pela a dica!

  • Ok, Joicy, faça o uso conforme as instruções, todavia não deixe de se reportar ao seu dermatologista, tanto para informar sobre os resultados, quanto para eventuais reaçoes adversas, ok? No meu caso, a mistura foi de excepcional resultado, tanto que até hoje, neste inverno que enfrentamos agora, minha pele permanece lisa e sem manchas ou escamas. Boa sorte.

    • Jéssika Lima.

      Olá Sergio Eduardo meu nome é Jéssika, tenho Ictiose acabei de ler o seu relato
      sobre essa mistura fiquei animada para realizar rapidamente esse processo, é sempre
      muito bom saber de coisas novas e melhorar sempre.

      Por favor se você tiver orkut, facebook ou MSN me adicione.

      orkut: jessika008@hotmail.com
      msn:jessika_008@hotmail.com

      Obrigada…

      • regiane

        nao enontrei vc uma pena tbm tenho ictiose

        • Olá, Regiane! Perdoe-me o abandono do Murall, mas o sistema estava me trazendo problemas com virus. Graças a Deus, parece que agora vai tudo bem. Gostaria de ver seus comentários, ok? Grande abraço.

    • FERNANDO

      OI SERGIO EU LI ESSES COMENTARIO EU SEI QUE VC FALA PRA USAR QUALQUER CREME BOM MAS ME INDICA UM PARA QUE EU FAÇA ISSO O MAIS RAPIDO OBRIGADO

  • sabrina

    Olá Sergio, tenho 20 anos e tenho Ictiose Vulgar.
    Quando era mais nova minha mãe me levava direto em dermatologistas procurando cura, um deles receitou um creme manipulado que nao recordo o nome… ele ardia demais a ponto de eu chorar.
    Mas me irrita o fato de eternamente passar cremes pra tentar ser normal e não adiantar então uns 3 ou 4 anos atras parei quase que cmpletamente de passar cremes (passando apenas algumas poucas vezes por mes) e foi ai que começou a mais partes do corpo sofrerem de quase o mesmo problema…eu tinha nas canelas, um pouco na coxa, bem pouco nos lados da barriga; hoje tenho alem dos antigos lugares, tenho tbm no tornozelo, nos ombros e no inicio das costas….
    Tem dias que me da vontade de arrancar essa pele pra ver se cicatrizando nasce uma limpinha de coisas ruins….
    Essa sua ideia me deixou bem feliz e animada para um recomeço.
    Acredito que ja tenha passado da hora de medicos encontrarem curas para isso ao inves de se preocuparem com futilidades da vida.

    Abraços

    • Olha, Sabrina, realmente eu não encontrei na medicina convencional nada que pudesse, de fato resolver o problema. Mas, com esta simples receita, hoje em dia eu não sofro mais com este inconveniente da ictiose, pois a minha pele está perfeita, mesmo em tempos de inverno. No verão, uso poucas vezes somente para manutenção da qualidade da pele. Espero que vc tenha sucesso e uma nova vida sem a ictiose.

  • Fabio Raposo

    Sergio,quero saber onde posso comprar a glicerina bi destilada pois não
    encontrei em farmacia de manipulação!!! grato desde já…abraço

  • Iracy

    Eu tenho ictiose lamelar…eu uso fluido indratante de glicerina da indafarma…
    não preciso misturar a creme nenhum pq já é indratante…
    me sinto bem usando o fluido indratante de glicerina…quando não encontro nas cosméticos uso glicerina
    pura pra espalhar melhor não precisa enxugar…
    ictiose é uma doenca que uma semana a gente ta bem,outra semana já ta descamando e descascando…
    creme,Óleo,indratante só faz piorar a pele de quem tem ictiose…

    • Olá Iracy. Com certeza, pelo tipo de ictiose que acomete a sua pele, a laminar é uma variante da doença mais complicada e requer cuidados especiais. Essa variante, inclusive, pode em certos casos levar à deficiência de oxigênio no cérebro, uma vez que a pele não "respira" devido às escamas que recobrem os poros (eu conheci um desses casos de perto). Quanto aos períodos de "bonança" realmente eles se alternam mas o problema se estabiliza com o fator idade, no caso da ictiose vulgar como a que eu tive, uma variante mais amena, para a qual o tratamento que recomendei deu excelentes resultados. Fico grato por sua opinião. Abraços.

  • regiane

    TENHO ICTIOSE CONGENITA OU SEJA A VULGAR (CID: Q80,2) NUMERO DA DOENCA QUE TENHO NO LIVRO DE MEDICOS. USO ACITRETINA OU NEO TIGAZON, UTILIZO UREIA COM 5% DE VAZELINA E OLEO. E NEM SEMPRE RESOLVE QD MUDA O TEMPO OU A ESTAÇÃO ARREPIA TD OU SEJA A PELE. CURA NAO EXISTE EXISTE APELATIVOS E UMA TENTATIVA DE VIVER COMO QUALQUER OUTRA PESSOA COMUM….. GOSTARIA DE CONVERSAR COM OUTRAS PESSOAS QUE TENHAM O MESMO PROBLEMA. APENAS CONVERSAR VIA INTERNET CASO VCS NAO TENHAM CORAGEM COMO EU… BJS E QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE NOS
    regiane_c_semprebom@hotmail.com caso quiserem conversar???

    • Que a Paz de Deus esteja com vc Regiane! Eu posso dizer hoje que FUI portador da Ictiose Vulgar e, como já relatei aqui, tinha muita vergonha de descobrir a minha pele para nadar ou jogar bola com os amigos. Graças a Deus, descobri um preparado que pode também mudar a sua vida: Compre um bom creme (não precisa necessariamente ser o mais caro) e acrescente 15% de glicerina bi-destilada, agite vigorosamente para homogeneizar a mistura e aplique sobre a pele logo após o banho. Eu tenho certeza que vc verá resultado logo na primeira aplicação! Que Deus a abençõe, mande notícias para que eu acompanhe os seus resultados.

  • sarah

    Oiie sergio , meu nome eh Sarah , tenho 15 anos, e sofro de ictiose vulgar. Desde pequena tinha a pele ressecada , porem nunca soube qe isso se tratava de uma doenca, qdo pequena eu nunca tive vergonha de andar mostrandos as pernas e nem me privava de usar roupas qe mostrassem minhas pernas, mas, fui crescendo e fui vitima de muito preconceito e chacota. Por isso oog posso dizer qe naum tenho uma vida comum, pois naum uso shorties, saias e nem vestidos, quase naum vou a clube nem praias. Comecei a frequentar dermatologista e procurei me aprofundar mais no assunto, e descobri qe essa doenca naum tem cura, apenas tratamentos, confesso qe fiquei muito abalada e soh me bastava apenas esperar em Deus e aprender a conviver com isso. Quando vi seu comentario e sua solucao sobre isso fiquei muito contente e ansiosa, fui e procurei a tal da glicerina bi destilada e achei, comecei meu tratamento faz 3 dias, e ja comecei a ver resultado. Vou continuar ate o fim e cada vez qe ver uma mudanca eu entro e comento aki neste site pra vses. Desde ja agradeco a todos , pois soh nois sabemos o quanto eh dificil le dar com isso. Beiijos e obrigado.

  • Paulo

    Olha. Meus 2 filhos tem ictiose vulgar, ja gastei muito dinheiro. Desilusoes, ate procurei ajuda nos eua. To respeitosamente falando ficando de saco cheio com essa maldita doenca. Vou fazer essa mistura para tentar aliviar o sofrimento do meu filho homem principalmente. Ele tem 4anos e ele evoluiu de lamelar para vulgar, so que percebi que a doenca estacou . nele e a pele fica descamando. Tudo o que li aqui torco para todas pessoas, e busco a cura para isso, olha eu comsegui tambem uma evolicao dando pra ele 2 castanhas(qualquer uma) + 2 colheres de linhaca dourada,bate e misstura no iogurte, depois come um pedaco de abacate, nao necessariamente em seguida. Isso tem que ser todo o dia. Vou tentar o creme acima,se alguem quiser conversar paulo.g.viana@hotmail.com

    • Olá, Paulo Viana! Posso lhe garantir que o resultado é líquido e certo. Porém, há que se considerar a variante que vc mencionou. Se ela é vulgar, existe a tendência natural de, com a evolução da idade, os sintomas se desvaneçam. Mas, isto também pode levar muito tempo. Meu conselho é que vc faça uso desta receita caseira, de cujo resultado sou testemunha viva. Grande abraço e aguardo comentários (se quiser, use o meu email) ou Skype: oigresedu

  • Bruna

    Tenho ictiose desde que nasci, minha mãe sempre se preocupou e procurou tratamento. No inverno minha pele ressecava muito chegando a sangrar e também coçava, tive que usar um creme manipulado a base de ureia, me lembro apenas da dor que sentia, ardia demais. Conforme fui crescendo fui percebendo que eu era diferente das outras crianças, minha pele era trincada, minhas mãos tinham mais listras que o comum, não podia brincar na terra nem ficar exposta à poeira pois piorava a situação. Por volta dos meus 8 anos passei a usar roupas de frio, mesmo quando estava muito quente, pois tinha muita vergonha. Em uma visita ao médico ele disse que nunca teria cura, talvez melhorasse um dia, mas cura jamais. Me receitou usar glicerina misturada com o creme (a glicerina pura costuma queimar a pele), essa foi a melhor receita, mas como eu era pequena não tinha muito costume de usar. Fui crescendo e resolvendo me cuidar, minha pele melhorou muito, hoje a ictiose só é visível nas minhas canelas, fica aquele aspecto trincado, mas é só se reparar mesmo, tenho 18 anos, adoro usar shorts curtos, vestidos, e através desse problema me tornei muito vaidosa, muitas pessoas me perguntam o que tenho nas mãos, digo que é genética, apenas isso. Outra coisa que me ajudou muito foi a alimentação. Se me alimento bem minha pele fica boa, se me alimento mal, nem preciso comentar né. Bebo bastante água, como aveia com as frutas, principalmente mamão. Compro vários cereais, como granola, aveia, linhaça e outros, trituro e tomo 2 colheres no leite todas as manhãs, procuro comer bastante salada, principalmente couve. Evito usar produtos químico, como detergente e sabão em pó. Uso sabonetes a base de glicerina ou aqueles de bebê pois agridem menos a pele. Procuro passar a mistura de glicerina com creme sempre após o banho para melhorar a absorção. Muitas peses tive vontade de rancar minha pele, rezei, pedi a Deus que eu acordasse no próximo dia totalmente perfeita. Descobri que sou perfeita, não preciso ter vergonha disso, pois quem gosta de mim de verdade não vai ligar para esses rituais (que já se tornaram normais, faço como se fosse uma coisa comum). A ictiose não me atrapalhou em nada, mas é preciso se cuidar, e entender que somos únicos, isso nunca vai mudar, nunca terá cura, temos que nos conformar e seguir em frente, ser feliz. Há tantas pessoas com outros problemas bem piores. Nunca percam a fé, pra tudo há uma saída.

  • camila borges

    Oi,sou Camila Borges,tenho ictiose desde o 6 meses de idade nunca intendi porque tenho essa doença ,sofri e sofro até hoje pois sou professora e já ouvi mães de alunos meus trocarem eles da minha sala por causa que tenho ictiose,tenho 27 anos e nunca passeie essa formula em mim.Vou tentar .Obrigada por esse ajuda ,é sempre bom ter alguem com quem contar

  • Katia

    oi, minha filhinha tem esse tipo de ictiose desde a primeira semana, ela agora tem 7 meses, mas somente no terceiro dermatologista é que diagnosticaram corretamente, estou passando um creme manipulado agora, mas quero também passar o creme hidratante com essa glicerina, mas na farmácia só tinha glicerina normal e a farmaceutica não soube me responder sobre essa bi-destilada, é a mesma?

    • fábio

      Olha Katia eu comprei a glicerina em uma loja que vende produtos químicos, ela custou R$7,00 o pote de 1Kg da para 1 ano de tratamento.

      Você pode comprar pela internet na Casa do Saboeiro

      Eu passei no meu filho de 2 anos e estou impressionado com o resultado, fomos em vários dermatologistas e passamos vários tipos de creme e nada deu tanto resultado como a glicerina.

      Faz pouco mais de 15 dias que iniciamos o tratamento e ele tem só mais algumas escamas na canelinha, mas na barriga que era bem áspero também não tem mais nada.

      Estou muito feliz, não imaginava que um dia isso teria essa melhora, pois tenho um cunhado que tem a mesma doença e ele tem 26 anos e nunca conseguiu cura ou melhora.

      Agora posso ter esperança na cura.

      abraço e espero que eu tenha te ajudado a achar a glicerina

      • Karoliny

        Olá pessoal…
        Me chamo Karol e também sofro de Ictiose, a ”Lamelar”, desde nascença. Moro em Manaus e até meus 10 anos de idade não fazia nenhum tipo de tratamento quando viajei para São Paulo e comecei a tratar com cremes manipulados, com compoição de Uréia e tals, além de tomar acitretina, onde os faço até hoje. Ao ler sobre o uso da Glicerina fiquei muito feliz, pois quem sabe possa ser um método mais barato e eficiente de tratar da minha pele? … Vou experimentar, mas tomara que eu encontre por aqui… Agradecida! – Meu e mail para contato é: karoliny.benton@hotmail.com/ Facebook: karoliny Benton

    • Oi, Cátia, o melhor é usar uma boa glicerina bi-destilada, que por se mais pura traz maiores benefícios. Procure nas melhores farmácias e drogarias que vc vai achar, ou então em um bom supermercado. Grande abraço, aguardo comentários.

  • tenho 46 anos e sofro de ictiose vulgar. Li o depoimento do Sérgio mas estou na dúvida se realmente ele se curou deste distubio pois os médicos dizem que é genética e não tem cura. Quero saber Sérgio quanto tempo você passou tal creme e depois de quanto tempo a ictiose se foi. Grato pela resposta.

    • Olá, Flávio. Eu uso este produto há mais ou menos 04 anos, e foi neste período que ela praticamente desapareceu em todas as partes do meu corpo. Obviamente, a manutenção é necessária para assegurar os resultados. No verão pode-se dar ao luxo de usar de dois em dois dias, se houver uma melhor umidade relativa do ar. No inverno, faça uso constante, especialmente depois do banho. Grande abraço. Aguardo comentários.

  • layla

    Nossa que bom vou tentar,sofro com a ictiose desde criaça e nao uso saias vestidos pq fico morrendo de vergonha.

  • silvia

    ola…Gostaria muito de saber qual é o creme que usa com a glicerina??obrigado

    • Olá, Sílvia. Vc pode usar qualquer creme de boa marca, de preferência os que contêm óleo de amêndoas, ok? O que vai melhorar o desempenho do creme é mesmo a glicerina bi-destilada. Boa sorte!

  • Layla

    Onde eu compro a glicerina bi-destilada?

    • Em farmácias e drogarias, ou ainda em bons supermercados.

  • Amados, eu comecei a usar glicerna fiquei SUPRESA com amelhora na pele pra uma pessoa que sofria a tanto anos. COMPREI NA FARMACIA HIPER BOMPRECO.

  • Veridiana

    Parabéns pela iniciativa em compartilhar sua experiência e transmitir conselhos que ajudam.
    Vou tentar fazer a experiência com a glicerina. Normalmente uso hidratantes com glicerina e às vezes um outro com uréia que até ajudam bastante, graças a Deus. Mas gostei do seu entusiamo com o resultado que teve. Há alguns anos, o dermatologista me havia prescrito Cetaphil hidratante corporal (pote de 453g: aproximadamente R$ 120,00-dura em torno de 1 mês), para o rosto Cetaphil loção e o sabonete Kalima (aprox. R$ 36,00 cada barra). Tendo em vista as substâncias que hidratam (e o preço), atualmente uso os hidratantes que mencionei (ultimamente uso Neutrogena com glicerina para pele extra-seca e um outro com uréia, da marca Flores e Vegetais); e um sabonete neutro de glicerina que estou experimentando (marca Granado). Só estou um pouco em dúvida quanto a que hidratante usar no rosto, que descama também (atualmente uso um hidratante Avon mesmo, que não tem me dado acne – tem isso também). Abraços.

  • zilmar santana da silva

    sergio eduardo tenho um filho com 6 anos de idade q tem ictiose ja gastei muito dinheiro com tratamento em sao paulo. ja usei varios tipos de creme as vezes melhora um pouco,gostaria de saber de vc qual creme vc recomendaria pra me usar nele com a glicerina bi destilada?atualmente estou usando o creme de nome psorex mas é um creme pequeno e só da pra usar poucas vezes.desde ja lhe agradeço por vc publicar este tratamento q vc esta usando.

  • Carla Roberta

    Ola Sérgio… tenho um filho de 2 anos que tem ictiose vulgar desde que ele nasceu foram indicados alguns cremes bem caros e que não trouxeram o resultado que esperávamos, como mãe ja me senti desconfortável várias vezes ao ver as pessoas olhando para a perninha do meu filho com cara de nojo, ja chorei muitas vezes e qdo meu marido, um dia pesquisando sobre a ictiose, achou o seu depoimento e a receita da mistura. Ficamos animados e no dia seguinte ja fizemos a mistura, hoje está fazendo mais ou menos 1 mes que estamos usando e meu coração enche de gratidão por você ter compartilhado a sua descoberta, a perninha do meu filho que era o lugar mais afetado, embora ele tenha a ictiose no corpo todo, praticamente não tem mais marca nenhuma, me sinto tão feliz por saber que ele não irá sofrer com o preconceito das pessoas e poderá ter uma vida normal… muito obrigado pelo seu depoimento… você mudou a vida do meu bebe… obrigado

    • Carla Roberta, sou o administrador do site e gostaria de dizer que fico muito feliz por essa informação ter sido útil para você e para sua família. Seu comentário certamente irá incentivar outras pessoas a usarem a receita e se livrarem desse mal. Obrigado por contribuir positivamente com essa discussão.

  • Danieli cristina

    Oii meu filho tem 2 meses e descobri que ele tem ictose e o dermatologista passou um creme super caro , vou tenta fazer sua receita Maia qnto de cada que tem coloco pra fazer o creme…
    Muito obg por compartilhar sua experiência

  • Marly Saraiva

    Olá Sergio. Meu noivo tem ictiose, estou fazendo de tudo para ajuda lo nesta caminhada, ele se descuidou e hj estou tentando fazer o melhor para ele ter uma vida mais feliz. Eu o amo muito e procurando por soluções para hidratar o corpo dele, achei seu depoimento. Vou comprar o produto e pedir para ele usar. Espero que dê certo também. DEUS o abençoe. Obrigada pela dica.

  • Dayse Santos

    Ola Sergio voce poderia indicar um creme de boa qualidade que você faz essa mistura? Tenho 28 anos e sofro de ictiose, tem dias que é horrível, minha vontade é de ficar em casa sem interagir com ninguém, mas tem outros dias que tento esquecer dessa doença horrível. Tento levar uma vida normal, estudo,trabalho e pratico esportes, mas percebo que devido a doença, me afasta das pessoas, nos dias que estou mal evito contato, fico muito na minha e percebo que as pessoas acham que estou sendo chata ou estranha. Mas na verdade não queria que me vissem ou que me tocasse, sei la é difícil explicar, só sabe que tem essa doença horrível, e por mais que eu tente levar uma vida normal sei que isso nunca vai ser possível, preciso de solução que pelo menos me deixe um pouco mais confortável. Agradeço pelo seu texto foi de grande ajuda.

  • Maria Eliete Borges da Silva

    Eu tenho ictiose dede 2 anos estou sofrendo muito pele irritada ja fui ao dermatologista tomando hixizine 25 mg 6/6 hs usando Vasenol Clinical e sabonete de glicerina mas esta muito irritada minha pele alguem pode me ajudar?

    • Patricia Sampaio

      Oi Maria, minha filha tem desde que nasceu, já tratei com muitos hidratantes até com o Clinical que vc citou, porém além de caro a pele dela ficou péssima, nos últimos 3 anos ela vem usando o vasenol reparing, ele é bem mais barato e a composição dele é bem mais encorpada e ela toma banho com sabonetes que contenham lanolina, tem um dá Granado que é pura mas difícil de achar porém o sabonete Nívea azul escuro para pele extra seca tem lanolina na composição e ajuda muito!