Hospedagem Gratuita para Sites Mais Simples

Quem está construindo um site para publicar na Internet, mas não sabe ainda como fazer para contratar o serviço de hospedagem, que vai permitir às páginas web permanecerem ininterruptamente no ar, pode, inicialmente, optar por uma hospedagem de sites grátis. Geralmente, as empresas que oferecem essa possibilidade disponibilizam um pacote de ferramentas básico. Havendo necessidade, o usuário pode, futuramente, optar por um plano pago e mais sofisticado.

É vantajosa a hospedagem gratuita para sites pequenos?

Algumas linguagens utilizadas na programação de um site exigem menos recursos e, por consequência, menos necessidade de espaço. Mesmo assim, são suficientes para estrear o site na Internet, além de permitirem a contratação de uma empresa que ofereça hospedagem gratuita de sites. Existem, porém, alguns inconvenientes, mas são menores do que arcar com uma despesa que nem sempre se terá como pagar, ainda mais se o site tiver como objetivo apenas divulgar informações, sem vender produtos ou serviços que rendam lucro.

Hospedagem de qualidade é essencial!

Hospedagem de qualidade é essencial!

Por isso, é importante atentar para as melhores alternativas na hora de criar um site. Além de escolher por uma programação que seja simples, como o HTML, o site não pode conter arquivos muito pesados. Geralmente, uma das limitações dos serviços de hospedagem de sites grátis diz respeito ao espaço que o site terá disponível para ser publicado na Internet. Essa questão é bastante relevante, por exemplo, pois se o site que estiver sendo criado disponibilizar downloads, o espaço exigido para essa operação vai ser descontado do que é disponibilizado pelo host gratuito.

No entanto, os sites das empresas que oferecem o host gratuito costumam ter todas as informações sobre as características do serviço. É preciso pesquisar e ler atentamente. Além disso, talvez seja necessário adaptar o site conforme as limitações do serviço da empresa ou optar por outro serviço que conte com mais benefícios. A grande oferta que existe, hoje em dia, deste tipo de empresa faz com que se encontrem as mais variadas possibilidades de hospedagem. Por isso, a melhor escolha não é contratar a primeira empresa listada ao se fazer uma pesquisa na Internet.

Como se mantém uma empresa de hospedagem gratuita?

Para manter a hospedagem gratuita de sites, a empresa tem que contar com outros mecanismos que gerem renda. Um deles é a oferta de hospedagens pagas, que conta com uma infinidade de recursos para os usuários. Outra forma de lucrar da empresa é oferecer espaço para anúncios. Eles, geralmente, são colocados de forma automática, nos sites que não pagam pela hospedagem. Isso pode incomodar, tornando-se mais um item que o usuário deve observar, na hora da contratação, já que nem todas as empresas colocam banners publicitários nos sites com hospedagem gratuita.

O domínio do site

Outra característica dos serviços gratuitos diz respeito ao nome do site. Nem sempre ele será simples, ou apenas com o nome da pessoa que criou o site, ou com o nome que ela gostaria que aparecesse. Apesar de já existirem mecanismos que permitem o endereço do site ficar da maneira que se planejou, nem todas as empresas contam com essa possibilidade. Em meio a essas desvantagens, é importante salientar, porém, que a hospedagem gratuita é a melhor maneira de iniciar um site, seja pessoal, ou mesmo de uma pequena empresa ou prestador de serviços.

Planos pagos

Os planos de hospedagem de sites pagos costumam cobrar relativamente caro para oferecer os melhores serviços que, mesmo práticos e que permitem um melhor design do site, nem sempre são necessários. Com a tecnologia empregada nas mais variadas ferramentas virtuais, é possível fazer muito com muito pouco, ou seja, um bom designer consegue criar um site atraente com ferramentas menos arrojadas. Quem não conhece esses mecanismos pode pedir ajuda de um profissional, ou mesmo, aprender através da Internet e montar o próprio site.