Histeria Coletiva. Você Sabe O Que É?

Poucos, com certeza, já ouviram  falar em “Doença Psicogênica de massa? Pois bem, trata-se da histeria coletiva, que é definida como um distúrbio psicológico em que um certo grupo de pessoas passa a manifestar, ao mesmo tempo, um comportamento estranho ou adoece sem qualquer causa aparente.  E segundo muitos psicólogos renomados, a histeria coletiva pode ser  também definida como uma espécie de explosão de sentimentos reprimidos, que é disparada em várias pessoas ao mesmo tempo. Tais sentimentos recalcados ficam durante um bom tempo guardados no inconsciente porque não foram exprimidos, e de repente eles escapam pela via do corpo.

Esse tipo de distúrbio geralmente acomete os grupos fechados ( alunos de uma mesma escola, por exemplo ), fazendo com que as pessoas envolvidas fiquem mais ansiosas e percam o controle sobre os próprios atos e emoções. Além do mais, a maioria chega a apresentar sintomas como náusea, fraqueza, tontura, desmaio e até falta de ar, embora tudo pareça ser coisa da própria cabeça.

Ao longo da história já foram registradas várias ocorrências de histeria coletiva. Por exemplo, em 2007, no México, cerca de 600 alunas de um colégio de freiras de repente começaram a apresentar dificuldades para andar. No caso dessas meninas, os especialistas descobriram que as regras rígidas do colégio de freiras foram responsáveis por desencadear a histeria coletiva entre as meninas.

Um caso recente ocorreu aqui no Brasil, em 2010, quando dezenas de jovens passaram mal em uma escola de Itabira, no interior do Ceará. Segundo relatos, os jovens entraram em transe e muitos tiveram que ser levados para o hospital.

É claro que a histeria coletiva hoje em dia é mais rara, uma vez que as pessoas têm mais facilidade em expressar os seus sentimentos, estreitando assim os laços da comunicação com os seus semelhantes. Porém  a histeria coletiva continuará – não se sabe ainda por quanto tempo – a desafiar a medicina e a ciência, além de preocupar as autoridades devido ao seu efeito multiplicador.