HARMONIZE SUA CASA COM SÍMBOLOS DO FENG SHUI

O Feng Shui, a técnica milenar chinesa de harmonização dos ambientes, nos ensina a respeito de uma enorme gama de objetos, elementos e símbolos, que podem nos auxiliar de diversas maneiras.

Há uma certa similaridade entre a simbologia do Feng Shui e a magia popular do Brasil, como por exemplo, os símbolos da prosperidade, da riqueza, do sucesso e da boa sorte. Naturalmente, os símbolos mudam entre países e culturas diferentes, mas a busca pelo melhor, pela sorte, pela prosperidade, permanece a mesma em qualquer parte do mundo. Assim, temos alguns símbolos chineses, como o sapo de três pernas, que “atrai a boa sorte” e o sapinho aru (Pipa pipa) – tido na Amazônia como um protetor dos roçados – que são similares em sua atuação benéfica. Outra

RIQUEZA E PROSPERIDADE

Um dos maiores símbolos de riqueza, no Feng Shui, são as moedas antigas das várias dinastias chinesas. Se você conseguir moedas antigas das nove dinastias chinesas, dizem os entendidos, deve amarrá-las com um cordão vermelho e colocá-las em um local próximo ao seu escritório ou ambiente de trabalho. Segundo os especialistas, algumas moedas antigas (e mais raras) são tão auspiciosas a ponto de serem usadas ao pescoço, em cordões vermelhos, como talismãs da sorte ou amuletos de proteção.

Você também pode usá-las amarradas sobre as portas de suas lojas e comércio, e devem ser trocadas todo primeiro dia do ano-novo lunar.

Uma estatueta de jade, reproduzindo o sapo de três pernas – que foi uma deusa do panteão chinês transformada em sapo – também pode ser um poderoso talismã da prosperidade.

Os peixes são especialmente ricos em significado de abundância e prosperidade, e os chineses recomendam, sempre que possível, que tenhamos um aquário em nossa casa. Os peixes mais propícios são o aruaná, a carpa e o peixe-dourado.

O dragão é um dos mais auspiciosos símbolos da sorte, segundo o Feng Shui e as tradições chinesas: modelo de força masculina, fertilidade e virilidade. Junto com o símbolo da fênix – ave mitológica de renasce das próprias cinzas – simbolizam “o casal imperial”, e atraem energia positiva e abundância para a vida das pessoas.

Sempre que possível, utilize um quadro ou ornamento com a imagem do dragão chinês, um símbolo especialmente útil para os patriarcas ou homens mais velhos das famílias.

Imagens de elefantes (símbolos de força, prudência e equilíbrio), unicórnios chineses, morcegos vermelhos e mangustos também são detentoras da energia que proporciona prosperidade e riquezas.

A estátua do Buda Sorridente (ou Buda da Riqueza) também é tida como protetora e como excelente talismã que atrai riquezas. Sempre é possível encontrar-se pequenas estatuetas do Buda Sorridente em estabelecimentos comerciais chineses.

LONGEVIDADE E SAÚDE

Muitas divindades taoístas são usadas como símbolos da longevidade, como por exemplo, Sau, o deus da longevidade, os Oito Imortais, a Rainha do Oeste (deusa que monta um pavão ou fênix), e outros.

Se você tiver um quadro, gravura ou estatueta do grou branco, saiba que também pode ser um imã de saúde e longevidade, visto que essa linda ave é considerada a patriarca de todas as aves da terra.

AMOR E ROMANCE

O setor sudoeste de qualquer casa é o ângulo do amor e das uniões estáveis. Use este setor para ativar seus símbolos de sorte no amor, que podem ser:

- Um casal de patos-mandarins

- Um casal de gansos

- A peônia vermelha (símbolo máximo de amor e romance)

- Magnólias (que devem ser usadas em buquês de noivas)

- Lanternas de papel, decorada com caracteres auspiciosos

- Cristais de quartzo ou ametista próximos da cama de casal são excelentes energizadores para o amor e harmonia conjugal.

Estas são apenas algumas dicas sobre símbolos chineses e do Feng Shui, para ajudar a manter o equilíbrio de sua casa. As ideias, o estudo, as pesquisas desta prática são inúmeros e envolvem não só a harmonização dos ambientes, como a vida pessoal e a saúde.

Você pode obter mais informações sobre as técnicas e os segredos da prosperidade chinesa, pelos websites:

http://www.lillian-too.com/

http://www.fengshui.com/

http://www.fengshuibrasil.com.br/

BIBLIOGRAFIA:

Too, Lillian. Feng Shui na Prática, Símbolos da Boa Sorte, Vitória Régia, 2000.

Too, Lillian. Basic Feng Shui, Konsep Books, 1997.

Kingston, Karen. Criando Espaço Sagrado com o Feng Shui, Pensamento, 2001.