Guia passo a passo para criar seu site

Você montou sua empresa e agora quer criar um site, mas não sabe nem por onde começar. Hoje em dia a criação de sites não é mais um bicho de sete cabeças, existe muitas formas fáceis e práticas de se criar um endereço na web, até mesmo para aquelas pessoas que não entendem nada de programação e nem têm experiência na área.

Se você nunca teve contato ou oportunidade de criar um site antes, mas agora você quer ampliar o seu negócio e a internet é um ótimo caminho para isso. Continue lendo e acompanhe o passo a passo.

site-internet

Registrando o domínio

O primeiro passo para criar um site é encontrar um nome para ele, o domínio. O domínio nada mais é do que o endereço principal do site, o link (URL), é o que digitamos na barra de endereços do navegador para acessar um site específico.

Mesmo o domínio sendo uma parte importante, não representa o site em si, é apenas o demonstrativo para ele, de onde ele será hospedado. Mas tente pensar em um nome, e endereço prático, que as pessoas se lembrem facilmente. Assim fica mais fácil trabalhar o marketing em cima disso.

 Escolher a hospedagem

A hospedagem é onde todo o conteúdo do seu site será guardado, o servidor. Todas as fotos, páginas, vídeos, etc, vão para o servidor onde fica a hospedagem do seu site. Ele é necessário, e é preciso ter bastante cuidado quando escolher a empresa que ficará responsável por guardar todos os seus arquivos.

A hospedagem tem papel importante em todo o desempenho do site, velocidade, tempo de atividade, estabilidade, armazenamento, e espaço oferecido, conteúdo, email, etc. portanto é preciso ser bastante cauteloso na escolha dele.

 Criando o site

Isso depende muito de como você pretende criar o site e como deseja construí-lo. Ao criar um blog, por exemplo, você pode usar várias plataformas que já possuem o design pronto, o WordPress, é uma das maiores plataformas de criação de sites da atualidade. Além de possuir uma plataforma fácil de ser usada, é fácil de ser usado por aquelas pessoas que não tenham conhecimentos em códigos e nem programação. Ele é bem requisitado e bem visto tanto pelos brasileiros quanto pelos portais internacionais.

Essas plataformas costumam oferecer grande variedade de templates já prontos, só para serem instalados e usados de forma bem prática.

Sites estáticos

Se o seu caso é apenas para criar um site onde não serão necessárias atualizações diárias, a criação de site pode ser mais simples. Nesse caso você pode contar com softwares que auxiliam na edição e criação de códigos fonte e assim montar o site do jeito que mais combina com a sua empresa e negócio.

Os editores de site oferecem um maior controle do design das páginas criadas. Se você prefere optar por um site assim, e não tem vontade de aprender a programar, uma boa dica é usar esses programas. Eles proporcionam uma interface mais a sua cara, e você pode criar o site do jeito que você quiser.

Sistema CMS

Esse é um dos meios mais usados para criação de blogs. Porém muita gente não sabe, que por ele também é possível criar sites estáticos. Esses sistemas permitem a criação de sites com mais rapidez, facilidade e flexibilidade em painéis de controle, onde é possível administrar todo o site, gerando textos, imagens, vídeos, links e todo e qualquer tipo de conteúdo que você queira gerenciar.

Alguns plugins também podem ser usados para otimizar o site e aprimorar o acesso para os usuários, tornando-o mais dinâmico. Por exemplo, o uso de um botão que ligue o facebook há todas as suas páginas. Os plugins são grátis e podem ser instalados a partir do painel de controle na plataforma.

Se você for optar por usar o WordPress, é simples, basta criar um login no site, e no painel de controle você já encontra os comandos para começar a criar o seu site. Como o tema, templates, o lugar onde você pode escrever e começar a produzir conteúdo. É uma plataforma bem simples e muito conhecida, onde dificilmente você terá dificuldades em manusear. Dentro dele é possível retirar a opção de comentários e configurar as páginas para que sejam estáticas.

 Serviço de hospedagem de sites

 Se você está criando o site na plataforma citada a cima, o passo a passo é bem simples. Primeiro é preciso escolher o lugar de hospedagem. Existem muitas empresas que oferecem esse serviço até mesmo de forma gratuita, onde você acessa e se cadastra de forma bem simples. Mas para isso você precisa buscar se o serviço oferecido possui as seguintes características:

  • Suporte em PHP
  • Banco de dados
  • Pelo menos 50 Mb de armazenagem para hospedagem

Se tiver dificuldades em encontrar esse serviço, ou dúvidas, o conselho fica para buscar sites que tenham bom portfólio. Tente descobrir quais outros sites são hospedados na mesma empresa, entre em contato e busque saber se é seguro, confiável, etc. O WordPress pode ser usado tanto como site ou como blog. Seus pacotes são versáteis e permitem a criação de sites de forma bem simples.