GTA III O Início da Saga Grand Theft Auto em 3D

GTA III não foi o primeiro jogo da saga GTA, inicialmente a Rockstar Games lançou 3 outros GTA para a PS One, mas nesses tínhamos uma visão 2D dos acontecimentos. GTA III foi o começo da era Grand Theft Auto em 3 dimensões.

Nos títulos anteriores os jogadores já tinham a possibilidade de andar livremente pelas cidades dos jogos, tendo uma personagem com que podiam andar pela rua e roubar carros, mais ou menos como agora. A grande inovação foi termos isto e muito mais num mundo em 3D.

Em Grand Theft Auto III estamos em Liberty City, baseada na cidade de Nova York, ao todo temos 3 ilhas, que são 3 cidades para circular, inicialmente estamos apenas limitados a uma cidade, Portland, o único meio para se passar para a outra é pela ponte que foi destruída logo no inicio do jogo por uma bomba, isto devido a uma emboscada feita à policia que vai a escoltar um grupo de presos, estando nós entre eles. A partir dai vão-nos sendo dadas várias missões para cumprir e podermos assim desbloquear as outras cidades e por fim concluir o jogo, em termos de missões que o jogo não tem fim.

Na altura foi fascinante para os jogadores terem a possibilidade de andar livremente por Liberty City, e melhor ainda, não estar limitados a um veiculo, com tantos a andar pelas ruas basta roubar o que queremos e andar até encontrar-mos outros melhor, sermos presos pela policia ou acabar-mos por o destruir.

Uma coisa que se perdeu com os outros GTA foi a forma de se ganhar dinheiro, aqui se destruirmos outros carros a nossa conta bancária começa logo a subir, basta fazer destruição para ganhar dinheiro. Já com Vice City só destruir os helicópteros da policia nos dá dinheiro. Para além da destruição e das missões outra fonte de rendimento é nas profissões, como taxista ou policia, bastando para isso entrar num táxi ou carro da policia.

Mas não foi apenas isso que se perdeu, para quem já não se lembra quando um transeunte era atingido por uma explosão ficava sem alguns membros, o mesmo se lhe acertasse-mos com um tiro de sniper, em Vice City o melhor que conseguimos é deixa-los sem cabeça. Mas em tudo o resto foi só a melhorar, comparem GTA III com  GTA Liberty City Stories e vejam as diferenças. GTA IV nem se fala pois é já de outra geração.