Gorduras: É Bom Saber!

A prevalência das doenças cardiovasculares, no Brasil, é uma das maiores preocupações da saúde atualmente. As doenças do aparelho circulatório são a maior causa de mortes no país, atingindo cerca de um terço da população total.

O excesso de colesterol pode trazer muitas complicações a saúde, como a formação da placa aterosclerótica e doenças cardiovasculares. A redução do “colesterol bom” (HDL), pode aumentar o risco para doenças cardiovasculares, enquanto o aumento do mesmo pode reduzir o risco de morte coronariana, independente do nível do colesterol ruim (LDL).

As gorduras Poliinsaturadas e Monoinsaturadas podem auxiliar no controle do colesterol. Já as gorduras Saturadas e Trans tem efeito contrário e podem aumentar os níveis de colesterol sanguíneo.

Gordura Poliinsaturada: Reduz o nível de LDL (colesterol ruim). Alimentos fonte: Óleos vegetais (girassol, milho e soja), peixes (salmão, sardinha, arenque), linhaça.

Gordura Monoinsaturada: Diminui colesterol total e o LDL (colesterol ruim), evita trombose. Alimentos fonte: Azeite de oliva, óleo de canola, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), azeitona, abacate.

Gordura Trans: Elevam o LDL (colesterol ruim) e diminuem o HDL (colesterol bom). Alimentos fonte: Todos os que contém gorduras hidrogenadas, margarinas duras, biscoitos crocantes.

Gordura Saturada: Elevam o colesterol total. Alimentos fonte: Óleo de coco, gorduras animais, leite integral e derivados, banha, toucinho.

A escolha dos alimentos consumidos diariamente é essencial para manter boa saúde e evitar o desenvolvimento de doenças. Uma boa alimentação associada a prática de exercícios físicos regulares definem um estilo de vida saudável e reduzem as chances de desenvolver doenças crônicas.

Sempre que possível, consulte um profissional da saúde para a realização de exames.