Google Adsense: Como Obter Lucros Reais com seu Blog

Proprietários de websites que mantêm o olho sobre as tendências no mundo da web sabem que os blogs nos últimos anos têm crescido muito em popularidade. Por que isso está acontecendo e o que isso significa para os anunciantes?

A crença geral até não muito tempo atrás era de que os blogs não eram muito bons para a publicidade porque eles começaram como diários na web, onde as pessoas colocavam as suas anotações pessoais e reflexões. Mas então, além de amigos e familiares, quem teria o cuidado de ler estas postagens? Mas logo os blogs tornaram-se também em meios pelos quais as pessoas que realmente têm algo a dizer e profissionais expressam suas opiniões valiosas sobre temas de grande interesse e os blogs passaram a permitir uma nova forma livre de expressão, permitindo a comunicação pura, imparcial e sendo publicada em tempo real.

As pessoas olham hoje para essas páginas na internet sabendo que elas irão encontrar informações autênticas e verdadeiras que podem confiar. Por exemplo, se você buscar por uma informação específica sobre um tema específico, você irá encontrar todo o tipo de informações incluindo de fontes contraditórias. Isso é porque a blogosfera é um lugar tão aberto que qualquer assunto está aberto a comentários e opiniões, sujeitos a novos debates construtivos onde nos sentimos envolvidos ao invés de apenas espectadores. E você ainda encontrará links valiosos para aprender mais e continuar navegando. É a ligação e comunicação que constrói valor. O resultado é geralmente muito mais próximo da realidade do que muitos outros materiais em termos de meios de comunicação.

O Google Adsense

Naturalmente, o Google entrou no jogo. Os blogs são o tipo de sites que o Google tem maior interesse, as razões são muitas, entre elas: um monte de links, conteúdo sempre fresco, novo e rico. Além disso, eles ainda são um terreno não muito explorado com gigantesco potencial em termos de publicidade.

Otimizar blog e aumentar os ganhos

Geralmente, os princípios de otimização são as mesmas que para websites em geral e as regras que devem ser observadas também são parecidas, mas como os blogs são uma forma especial de publicação na web, existem certas peculiaridades sobre vários temas principais:

Fatores que interferem nos ganhos com o Google Adsense

  • Relevância do tema abordado – É o assunto tratado no blog (tecnologia, celebridades, educação, etc.)
  • Interatividade do usuário – Quanto mais interativo seu blog for, mais vezes o usuário retornará ao seu blog (Comentários, livros de visitas, fóruns, etc.)
  • Tráfego de visitas – Quanto mais, melhor!

Otimização dos anúncios (CTR e CPC)

  • Quantidade de anúncios por página – Quanto menos anúncios, maior o valor do clique
  • Localização dos blocos de anúncio – Blocos retangulares costuma receber mais cliques
  • Variação da customização dos anúncios (cores, fontes, etc.) – Utilize cores iguais às usadas em seu tema