Gestante Friorenta: E Agora? Visto o Que?

É bem verdade que as grávidas sentem menos frio do que a não-grávidas. Isso acontece porque o metabolismo acelera MUITO durante a gestação (afinal, agora são dois corpos ao invés de um só) e isso enlouquece o cotidiano do organismo da mãe. Ele tem que fazer reservas pra ajudar na nutrição e no crescimento da crianças mas, ao mesmo tempo, também gasta um monte de energia pra dar conta de tanto trabalho extra!

Só que algumas mulheres são tão friorentas, mas TÃO friorentas, que mesmo nessa fase elas continuam reclamando de qualquer ventinho. Pra quem não está levando nenhum reizinho na barriga (ok, piadinha sem graça, eu sei), basta vestir um casaco e pronto. Mas e a grávida? Ela já está com o volume corporal aumentado, e ainda vai meter um casacão forrado? “Vou virar um balão!” Calma, que casacos quentinhos figuram entras as roupas para grávidas por aí, sem drama.

Friorenta, pero no mucho

Grávida

Para aquelas gravidinhas que sentem frio mas nem taaanto frio assim, existem os casaquinhos de lãzinha. Os modelos são os mais variados e cada um fecha com um look. Tem aqueles tipo bolero – aqueles que vão só até a cintura – e vão super bem com vestidos de qualquer comprimento. Alguns têm mangas tipo 7/8, outros mangas longas e mesmo alguns tipo coletinho, sem mangas. Mas como estamos falando de abrigar do frio…

Lembra daquele casaquinho jeans que você estava sempre usando antes de engravidar? Que tal passá-lo pra seção de roupas de grávida do seu armário? Afinal, mesmo que ele não feche mais por causa da barriga, ainda compõe super bem o look, mesmo aberto! É só colocar uma blusa de malha de manga longa por baixo e pronto: moderno, atual, despojado, prático, vitaminado, tudo de bom! Combina com vestidos, calças, tênis, saltos, botas… Ai, o jeans é um amor, não é?

Friorenta, pero DEMÁS!

Um modelo muito em alta são aqueles casacos de lãzinha, também, mas de comprimento mais longo – beeem mais longo! – que servem pra abrigar aquelas que sofrem horrores com o vento dessa época do ano. Podem ser de lã fina ou mais grossa. O bacana é que, por serem longos, tendem a afinar a silhueta da grávida, mas só se ela tiver um biótipo mais alto. Se for baixinha e o casaco for muito longo, corre o risco de ela ficar parecida com o Mestre Yoda, parecendo que o casaco vai arrastar no chão. Aí não, né?

Outra opção – e talvez a melhor delas – é a sobreposição de peças, sendo que a de fora é em tecido mais grosso. A blusa de baixo, sendo de algodão ou malha, vai ser mais confortável de usar; a de fora pode ser um casaco em tecido sintético forrado. Eles costumam ter uma aparência mais formal, mas alguns têm cortes despojados e que vão bem mesmo no dia-a-dia.

Grávida inverno

Uma dica bacana pra ajudar no reforço contra o frio é usar e abusar de assessórios como gorros, cachecóis, echarpes, luvas e lenços. Mas olha lá, não é pra usar tudo de uma vez (a menos que você esteja numa estação de esqui). Lenços vão bem até em looks de verão (EU acho impossível usar lenço no verão, mas concordo que fica muito bonito). No inverno, então, fazem até falta! Em looks mais monocromáticos, eles ornam com mais majestade do que qualquer biju que você colocar. Já os gorros pedem mais atenção, para não infantilizar o look ou deixá-lo pesado. Se você não tem o hábito de usá-los e não se sentir confortável quando se olhar no espelho, não force a barra.

As luvas são importantes para aquelas saídas de noite. Dependendo da região em que você vive, as temperaturas podem ficar realmente baixas – aí junta o vento e o sereno… e pronto, o armagedom do povo tropical está decretado. Os dedos conge4lam, doem, enrijecem e até o humor fia frio! Então, mesmo que não esteja pensando em usá-las, mantenha um par na sua bolsa sempre. Garanto que ali, naquela friaca horrorosa, você usaria qualquer luva, nem que fosse verde-limão com um monte de guizos pregados nela! (evite esse mico e mantenha uma luva decente com você, hehehehe)

E as polainas? Bom, normalmente são peças usadas por quem vai à academia, para manter os tornozelos – e por tabela, os pés – aquecidos. Precisa ter MUITA personalidade pra usar esse assessório num look de rua. Agora, se você sente muito frio nas pernas, uma boa sida é usar uma calça com a boca mais larga (modelagem reta ou flare) e a polaina por baixo dela. Assim, ela não aparece mas estará lá, aquecendo-lhe as pernocas e os pobres pezinhos congelados.

NÃO use!

Claro que não é imperativo mas é que… uma grávida com barrigão de oito ou nove meses usando aqueles casacos de nylon com forro de lã fica, no mínimo… “exuberante”. Quase como aquele boneco da Michelin, redondinho e cheio de dobrinhas. Não, não é fofo. Se o frio estiver demais e não tiver outro jeito, ok, mas se for possível evitar, prefira evitar mesmo. Inclusive o capuz! O visual fica realmente esquisito. Agora, se a barriga ainda está pequena e você for mais magrinha, tudo bem: o visual vai ficar bacana e você ficará abrigada do frio.

Agora, se nada disso der certo… Aí é melhor ficar quietinha em casa, mesmo! ;)