Gerenciamento de Processos

Processo que estava em execução foi bloqueado por algum motivo. Desejamos que esse mesmo processo volte a executar. As transições possíveis entre estados de um processo. Um processo bloqueado não pode voltar diretamente para a CPU, deve antes passar pelo estado de pronto, se não houver nenhum processo prioritário na frente e se seu tempo de CPU ainda não se esgotou, então ai sim ele poderá voltar para o estado de execução.

Porque um processo que sai da CPU porque se time-slace (fatia de tempo) já terminou, volta para o estado de pronto e aguarda, juntamente com outros processos, até ser eleito novamente pelo sistema operacional para entrar em execução.

–  As vantagens de um escalonamento preemptivo:

Algoritmo de escalonamento preemptivo:

•Toma decisões quando ocorrem interrupções de relógio

•Processos têm fatias de tempo (quantum) de uso da CPU

•Quando esse tempo expira, escolhe um outro processo para executar

•Proporciona melhores tempos de resposta em sistemas de tempo compartilhado

•Exemplos:Alternância circular (Round-Robin), Prioridades, Filas Múltiplas

– Considerando a tabela a seguir, construindo os gráficos dos seguintes processos em função do tempo de CPU, utilizando os tipos de escalonamento FIFO, Round Robin ( time slice = 2 ) e SJF.

Processo Tempo deprocesso
A 3
B 3
C 6

 

 

 

Escalonamento por múltiplas filas com realimentação

No caso de processos que alterem seu comportamento no decorrer do tempo, o esquema anterior é falho, porque não permite a movimentação do processo entre as filas. Este escalonamento permite a troca entre as filas.

O sistema tenta identificar dinamicamente o comportamento de cada processo, ajustando suas prioridades de execução e mecanismos de escalonamento. Este esquema é dito mecanismo adaptativo. Exemplo:

Maior prioridade

Fila 1 (escalonamento FIFO), quantum = 8

Término do quantum

Fila 2 (escalonamento FIFO), quantum = 16

Fila N (escalonamento circular)

Menor prioridade

Escalonamento Round Robin ou circular

Especialmente útil para sistemas de tempo compartilhado. Cada processo ganha um tempo limite para sua execução. Após esse tempo ele é interrompido e colocado no fim da fila de prontos. Este tempo é chado de fatia de tempo, “time-slice” ou quantum. Geralmente se situa entre 100 e 300 ms. O tempo médio de espera é geralmente longo. O desempenho do algoritmo depende bastante da escolha do quantum. Se for grande, se parecerá com a política FCFS. Se for muito pequeno,  o Round Robin é chamado “Processor Sharing” pois parece, do ponto de vista dos processos, que cada um do N processos “possui” uma CPU com velocidade 1/N do processador real. Exemplo:

Processo P1 P2 P3
Tempo execução 3 3 3

Escalonamento shortest job First

Este algoritmo associa a cada processo o tamanho do próximo CPU burst (veja bem, não o tamanho de todo o processamento). O processo escolhido é o que tem o menor próximo ciclo de CPU burst. Se dois processos coincidem, é escolhido o que chegou primeiro. Exemplo:

Processo P1 P2 P3 P4 P5 P6
Tempo burst 6 8 10 12 14 16

Incorreto. O que foi solicitado é mais simples do que a resposta enviada. Tente revê-la.

–  Sobre os processadores Intel com a tecnologia Hyper Threading e Dual Core, e descreva como eles melhoram o desempenho de processamento em situações de multitarefas.

–  A Intel lançou seu primeiro processador com dois núcleos de processamento, o Pentium Extreme Edition 840, que roda com um clock de 3.2 GHz, e apresentou também o chipset 955X Express e a placa-mãe D955XBK para sua nova plataforma de núcleo duplo. O Pentium Extreme Edition e o chipset 955X Express suportam a tecnologia Hyper-Threading (HT), e oferecem uma solução para as aplicações “pesadas” em ambientes multitarefas com múltiplas linhas de processamento . A nova tecnologia promete trazer benefícios para as aplicações que demandam alto desempenho, como áudio, vídeo, games, design digital, etc.
De acordo com Don MacDonald, vice-presidente do grupo Digital Home da Intel, “com o lançamento dos sistemas baseados em processadores de núcleo duplo, esta é uma data história para indústria da computação, pois os PCs passam a ter ‘dois cérebros’. Esta plataforma dá mais potencial aos usuários para usufruirem das vantagens do vídeo de alta definição, som de alta qualidade, e visualização em 3D.”

Benefícios dos múltiplos núcleos: Os processadores de núcleos duplos e múltiplos são construídos com dois ou mais núcleos com total execução de processamento em um único processador, permitindo o gerenciamento simultâneo de atividades. Como analogia, imagine que um processador seja como uma estrada de quatro pistas — que pode ter o dobro de carros do que uma estrada convencional de pista dupla, sem fazer com que os carros trafeguem com o dobro da velocidade. Da mesma forma, com um PC com um processador de núcleo duplo, as pessoas poderão executar múltiplas aplicações, tais como fazer download de música e jogar ao mesmo tempo, mantendo uma grande eficiência. Dobrando o número de núcleos no processador, a Intel amplia dramaticamente a capacidade dos PC e dos recursos de computação, o que possibilita melhor sensibilidade, mais linhas de processamento e, no final das contas, processamento paralelo. Isso é diferente da tecnologia HT, que processa com um único núcleo usando de forma mais eficiente os recursos de execução existentes para permitir uma melhor operação multitarefas. Entretanto, ao combinar a tecnologia de Hyper-Threading com os processadores de núcleo duplo, pode-se obter quatro linhas de processamento simultaneamente (Figura 1).
–  Um processador Intel de núcelo duplo consiste de dois núcelos completos de execução em um único processador, ambos rodando na mesma freqüência. Além disso, os produtos de núcelo duplo que suportam a tecnologia Hyper-Threading podem processar quatro fluxos de software ao mesmo tempo, usando mais eficientemente os recursos que de outra forma estariam inativos.

music-center.com.br

– Pesquisa do Sistema Operacional Windows como fazer para obter uma lista de processos ativos na máquina, bem como seu PID, tempo de uso de CPU e outras informações relacionadas aos processos. Faça um relatório contendo os seus comentários e envie a seu professor.

– No windows XP com um Ctrl+Alt+Del e aparece a  janela. Existe várias abas.

• a 1ª diz aplicações ativas (ou seja o que fica visivel),

• na 2ª Aba “processos” aparece os processos ao clicar com o direito, pode terminar o processo ou definir prioridade de uso do CPU.

• na 3ª aba, tem 2 graficos: uso do CPU em % (pode ter um ou mais graficos, conforme o numero de processadores na maquina ou no caso dos P-4 com Hyperthreading) e uso da memoria virtual em MB. Tambem mostra RAM livre, RAM total, cache de sistema, memoria Kernel, totais(identificadores, processos, threads) e carga de transações(total, limite, maximo).

• a 4ª aba mostra o funcionamento em rede e o

• a 5ª os utilizadores ligado ao PC.

Desktop:
* Dell Vostro 1000

*AMD Turion(™) 64×2 Mobile
* Technology TL – 50
* 1.60 GHz, 1.87 GB de RAMM
* Sistema Microsoft Windows XP
* Home Editon / Versão 2002
* Service Pack 3
* Registro para: Eliana
* n°76501-OEM-0011903-00102

– processos : 63

– Uso de CPU: 5%.
PID (Process Identifier) é um número de identificação que o sistema dá a cada processo. Para cada novo processo, um novo número deve ser atribuído, ou seja, não se pode ter um único PID para dois ou mais processos ao mesmo tempo.

Sinais de processos

Os sinais são meios usados para que os processos possam se comunicar e para que o sistema possa interferir em seu funcionamento.
Quando um processo recebe um determinado sinal e conta com instruções sobre o que fazer com ele, tal ação é colocada em prática.

PID – número de identificação do processo;
PPID – número de identificação do processo pai;
%CPU – porcentagem do processamento usado;
%MEM – porcentagem da memória usada;
TIME – tempo de processamento já consumido pelo processo;

– O tipo de algoritmo que permite um processo deixar o processador cedendo espaço a outro de maior prioridade é conhecido como: Preemptivo. ?

–  Quantum é um intervalo de tempo pré-definido em que um processo estará

utilizando a CPU. Com relação ao quantum, podemos afirmar:  O intervalo não deve ser muito grande e nem muito pequeno. Na verdade é difícil determinar m quantum ideal.?

– Processo é um termo muito utilizado nos estudos de sistemas operacionais.Um Programa em execução.

– Sobre escalonamento de processos, podemos afirmar que: São divididos em três categorias: não preemptivos, preemptivos e cooperativos.?