Ganhar Músculos na Barra Fixa

A barra fixa é uma peça eficaz de equipamento de exercício que é fácil tanto para instalar quanto para usar. Quando faltar motivação e incentivo, a barra fixa é também eficaz em estar sempre disponível para você fazer sua dose diária de exercício. O exercício de barra fixa implica na utilização de uma ação composta de puxamento da parte superior do corpo: Uma ação que depende de você exclusivamente usar a sua força superior, mantendo o balanço do seu corpo ao mínimo. A tração adequada para cima consiste em suas mãos segurando a barra e fazendo força para suspender todo o corpo. Usando apenas seus braços, você deve puxar o corpo para cima até que sua cabeça fique mais alta do que a barra. Tal movimento simples é muito eficaz na construção de músculos.

Ótimo para os músculos das costas

Se você quiser construir músculos quando você usa a barra fixa, o principal músculo que vai ser trabalhado é o seu músculo latissimus dorsi. Em latim, significa literalmente “maior músculo das costas.” Este músculo é encontrado em seu tronco um pouco abaixo do seu trapézio. A característica principal do músculo grande dorsal é o seu tamanho: ele é bastante grande. Com esta grande área de superfície, este músculo também possui muita massa muscular. Como tal, ele é propício para a construção muscular de forma mais eficaz do que os músculos que são menores do que ele.

Conceito por trás da barra fixa

O conceito por trás de uma barra fixa é muito simples, é por isso que este exercício não é apenas eficaz, mas também representa uma forma ideal de construção muscular. É uma forma muito barata de ganhar músculos, pois você não precisa de nenhum equipamento sofisticado, treinamento especial ou roupas: Apenas uma barra capaz de aguentar seu peso corporal é tudo o que você precisa. A barra fixa usa a gravidade para ajudar a construir os músculos. Quando você está suspenso por seus braços e segurando a barra fixa, você é forçado a levantar o seu próprio peso. Essa ação de elevação do peso do seu corpo é eficiente na construção muscular, porque fornece uma grande quantidade de estresse para os músculos com cada repetição da ação de levantar.

Músculos secundários

Enquanto o grande dorsal é o músculo que puxa o corpo para cima, alguns músculos secundários também são atingidos na ação de puxar para cima em repetição. Como você precisa de mais do que apenas um conjunto muscular para puxar seu corpo para cima em uma repetição na barra fixa, você também passa a trabalhar mais de um músculo em um mesmo exercício. Alguns dos músculos secundários que se beneficiam do treino de barra fixa incluem seus bíceps, os antebraços, os músculos do peito e também seus romboides. É por isso que os exercícios feitos na barra fixa são chamados de exercícios compostos.