Ganhando pontos com a apresentação

Nem todo mundo tem a mesma facilidade e conforto para falar ou apresentar qualquer coisa na frente de outras pessoas. Mais especificamente no TCC, essa dificuldade e a pressão se multiplicam diante do aluno, fazendo-o enlouquecer e arriscando todo seu esforço no projeto ser comprometido. E como se não ficasse pior, esse nervosismo acaba migrando para essa pessoa, e ela acaba sofrendo bastante com isso em seu trabalho e até sua vida social.

E até por isso, é tão fácil identificar o crescimento do número de jovens que ingressam em cursos técnicos e profissionalizantes cada vez mais novos, para adquirir experiência e aprimorar novas habilidades. E pensando na dificuldade de construir um TCC, começamos a pensar em todas as dificuldades que o projeto por si só já apresenta, só que além de cuidar de todo esse trabalho, precisamos nos lembrar também que a monografia chega como um monstro de 7 cabeças para causar pesadelos a todos os alunos. E para não continuar sofrendo com apresentações, TCCs, monografias e tudo mais, algumas dicas podem facilitar todo o processo.

Mantenha sempre o controle

O TCC e sua intensa rotina esforços e sacrifícios.Só quem já colocou a mão na massa, sabe como é difícil fazer um trabalho do tamanho de um TCC. Para alguns o trabalho se sobrecarrega ainda mais, já que vários cursos optam que o aluno execute esse super seminário sozinho. É claro que fazer em grupo nem sempre é a melhor opção e tem quem prefira não depender dos outros para criar o seu projeto, e dar vida para ele você mesmo.

O problema para projetos solos e em grupo, é quando você perde a paciência ou os seus planos começam a sair muito do caminho. E não adianta falar que isso não acontece para projeto A ou B, porque é impossível fazer um TCC sem se irritar pelo menos uma vez. E quando isso acontece, é fundamental ter calma e se colocar diante da situação e enfrenta-la com calma. E pode parecer fácil falar isso, mas é fundamental entender a importância de passar por essa experiência e para te ajudar, é bom que algum orientador possa sempre ser usado como uma pessoa para desabafar dos problemas do seu trabalho e tudo aquilo que vem te tirando do sério do projeto.

Alguém tem que cuidar disso…

A monografia é exemplo de como é difícil realizar o TCC.E lembrando ao começo do post, os TCCs costumam criar bastantes problemas para o seu cursando. Talvez o TCC seja até mais difícil do que muitas atividades que precisam ser feitas dentro de seu âmbito profissional. E como prova dessa relação entre o profissional e o acadêmico se aproximam tanto neste trabalho, essa documentação surge como a maneira mais fácil de te fazer explodir. O motivo disso, é porque escrever documentos nem sempre tem a ver com a sua verdadeira área de atuação, e aí lá vamos nós aprender a escrever com formatação ABNT bem no momento que você mais precisa se preocupar com o seu projeto. Importante lembrar que esse documento não faz parte somente dos trabalhos acadêmicos, mas que também deve ser apresentada para uma apresentação mais formal dentro de uma empresa também.

Mas calma não precisa enlouquecer, porque já é possível contratar uma assessoria de monografia que te auxilie em todo o processo. E se no TCC esse auxílio não for necessário, com certeza no trabalho haverá projetos que necessitem dessa mega ajudinha, agilizando toda documentação e priorizando todas as suas atividades práticas.