Ganchos – O que são?

Ganchos são conhecidos como uma haste curvada, que muito parece um com um anzol. Os ganchos são utilizados para içar ou pendurar objetos. Aqui, iremos falar um pouco mais sobre os ganchos fabricados a partir do aço, ganchos estes que são comumente utilizados nas indústrias para movimentar cargas, mas também podem ser utilizados pelo consumidor final, como por exemplo em guinchos de veículos offroad. Geralmente utilizam-se os ganchos em conjunto de cordas, cabos de aço ou correntes.

Os ganchos que aqui falamos são fabricados a partir de aço carbono. O aço carbono possui várias classificações de grau, onde indica-se a quantidade de carbono contido no aço e que faz com que, quanto maior o grau, maior a resistência do gancho e menor o seu peso. Resumindo: um gancho de melhor qualidade.

Atualmente, a indústria mundial fabrica alguns ganchos padrão, porém não existem limitações na quantidade de tipos de gancho existentes. Os ganchos mais comuns a serem encontrados são: gancho corrediço, gancho giratório, gancho olhal, gancho haste, gancho olhal agarre, gancho seleção, gancho do tipo S, ganchos encurtadores, ganchos automáticos, soldáveis, para fundição, entre outros.