Games Educam e Divertem Crianças e Adolescentes

O melhor jeito de aprender sempre foi através de técnicas que aliam a diversão ao conhecimento. Com a Internet, pais e educadores contam com mais opções e praticidade na hora de escolher os jogos que combinam com as disciplinas ensinadas na escola. Muitos sites oferecem games que ensinam, de forma divertida, português, matemática, história, geografia, inglês, meio ambiente, e demais assuntos que integram o calendário regular do ensino formal de crianças e adolescentes.

A Escola Games, por exemplo, é um site que reúne uma série de jogos educativos que podem ser acessados gratuitamente, para ensinar crianças a partir dos cinco anos sobre os mais diversos temas. Para garantir a qualidade e os resultados educativos de cada game, os jogos são desenvolvidos com o acompanhamento de pedagogas profissionais que atuam no ramo do ensino.

Os 31 jogos disponíveis no Escola Games são bastante coloridos, para atrair a atenção das crianças, e tratam de temas atuais, relacionados às disciplinas escolares. Os jogos englobam temas como trânsito, Copa no Brasil, coleta seletiva, direitos humanos e muitos outros assuntos pertinentes para a formação e o desenvolvimento das crianças. Podem ser encontrados, ainda, games que trabalham com alfabetização, com números e cores.

Existem outros sites que contam com diferentes oportunidades para as crianças aprenderem através dos Jogos Online. Porém, os mais grandinhos também encontram games para se divertirem. Com temas menos educacionais, eles são voltados exclusivamente ao entretenimento. A pesquisa é fácil de ser realizada, uma vez que os jogos online costumam ser divididos por temas, como jogo de aventura, de ação, de corrida, de esportes, de estratégica, de luta, de música, de nave e de tiro, entre algumas das opções oferecidas.

Os jogadores que preferem os jogos de carta também vão encontrá-los nas versões digitais, bem como os jogos de tabuleiro. Existem, ainda, os jogos online clássicos, destinados, principalmente, para quem é do tempo dos videogames, como Atari, ou os mais modernos, como o Mega Drive, que contavam com diferentes jogos, mas que não se comparam à variedade de opções que são oferecidas pelos sites de Internet, nos dias de hoje.

Os jogos online possuem também a vantagem de serem gratuitos, diferente de décadas atrás, quando apenas as pessoas com condições financeiras para comprar os games, ou mesmo, alugar em locadoras, semelhantes às locadoras de vídeo, podiam se divertir com eles. Os jogos, de uma maneira geral, mesmo os que não são direcionados para o aprendizado, são boas ferramentas para trabalhar o cérebro, uma vez que exigem coordenação motora, memória, agilidade, pensamento rápido e outras funções que nem sempre, devido à correria do dia-a-dia, as pessoas conseguem exercitar.

Já para as crianças é uma forma de incentivá-las a usar o que existe de melhor na Internet. Em meio a tanta informação, que nem sempre são relevantes, é importante que, desde cedo, crianças e adolescentes saibam distinguir o que o mundo virtual tem a oferecer de construtivo. No entanto, é necessário que pais e professores acompanhem o que os filhos e alunos estão acessando na Internet.

As redes sociais, por exemplo, podem ser importantes ferramentas de comunicação, mas devem ser utilizadas com cautela. Com os jogos, é preciso ter o mesmo cuidado, pois as ferramentas digitais devem complementar as demais atividades do cotidiano e não se tornarem a prioridade na vida dos menores. Com orientação e bom senso, pais, educadores, crianças e adolescentes podem usufruir do que existe de melhor nas novas tecnologias.