Fundamentos de Redes

Durante as duas últimas décadas do século XX, uma das maiores revoluções foi a da informática, e dentro dela acredito que a maior evolução na área é a da internet. O mundo conectado.. ficou cada vez menor e meu interesse pelo estudo reside no fato de que observando  os  alunos que  acessavam  as informações  contidas   na  internet  de  forma aleatória e sem critérios.  Este  processo  de reprodução  de “coisas prontas” sem elaboração própria do aluno revela que a escola estruturada desta forma e o professor aceitando este comportamento dos alunos não acrescentam nada ao processo educativo. O professor e os alunos que atuam assim estão retrocedendo pedagogicamente no que diz respeito ao uso de novas tecnologias da educação.

Assim meu objetivo em me aprofundar na disciplina de “Fundamentos de Redes”, por que gostei muito.. mas na prova final.. apesar de ter conseguido concluir.. não obtive uma pontuação que tenha me deixado satisfeita… Por esses motivos que citei resolvi melhorar e fixar meu conhecimento.

Atualmente a Internet alterou a comunicação no mundo. Está cada vez mais ao nosso redor, influenciando em nossa vida nos aspectos: político, econômico, lazer, investigação, comércio e serviços online, educação, enfim, nas mais diversas áreas de nossa sociedade.  Existem vários serviços de busca de informações, a mais importante é a World Wide Web (WWW) e a Internet é a mais utilizada.  A WWW é um sistema de gestão de informação baseado em hipertexto, numa linguagem chamada (HTML) e utilizando um protocolo especifico (HTTP), oferecendo informações sobre diversos temas para busca e compartilhamento nele contido. Por esses motivos a necessidade de se saber quanto às conexões, LAN, TCP/IP, conectores RJ45.. enfim um pouco de toda essa conectividade.

Na educação, a internet abriu um grande caminho, possibilitando buscar as informações contidas em bibliotecas, universidades, livrarias, pesquisadores de renomadas instituições dos mais variados cantos do mundo. Diversos autores têm chamado à atenção para a importância da Internet na educação. Gokhale (1995, apud Moura, 1998 p.129-177) considera que a aprendizagem colaborativa dá aos alunos a oportunidade de entrar em discussão com os outros, tomar a responsabilidade pela própria aprendizagem, e assim torná-los capazes de pensamento crítico.
Apesar de eu não ter experiência na área da educação, acredito que para se envolver alunos e estimulá-los a participarem e fazer com que se envolvam em seu próprio processo de aprendizagem e compartilhem com outros colegas, como também cobrem dos professores resultados de inovações nos aprendizados. É necessário termos noções de diversos temas ligados a informatização… Tenho como objetivo obter a máxima aprimoração no assunto; aliar então, a fonte riquíssima de informações que temos na internet à pedagogia; com o propósito de educar para a compreensão e para ajudar os alunos a encontrar o seu próprio equilíbrio. Desta forma, contribuir para a formação de uma escola moderna com uso de novas tecnologias de informação e comunicação correspondendo o que a sociedade atual espera da escola: uma escola moderna, organizada, dinâmica, que envolvam alunos e professores na construção coletiva do conhecimento.

Aprender “CAMADA HOST/REDE OU SUB-REDES, PROTOCOLOS” não significa simplesmente trocar um ponto de vista por outro, como em Fundamentos de Redes “ponto a ponto” ou “anel” e outras, e nem simplesmente acumular novo conhecimento sobre o velho, e sim transformar o conhecimento. Esta transformação, por sua vez, ocorre através do pensamento ativo e original do aprendiz, assim, a educação implica a experiência e a resolução de problemas e considera que os erros fazem parte da mesma, nos fazendo crescer.. Como na vida.

A Internet possibilita trocas entre usuários provenientes de contextos culturais diferentes e com interesses similares, por esse motivo o curso de “Fundamentos de Redes” me forneceu mais informações e conhecimento.. e também em virtude de ter obtido uma maior pontuação na avaliação fez com me sentisse melhor avaliada e obviamente ganhei mais informação.

Neste contexto a teoria do construtivismo firma a interação aluno-aluno e aluno-professor e é fundamental na qual a instrução do professor possa ajudar nas aprendizagens dos alunos, toma-se como base pedagógica no que se pretende com a nossa formação em no Ensino a Distância.

As mudanças para um sistema mais atrativo dentro da escola devem acontecer em função das novas tecnologias de informação e comunicação para contribuir na formação de um novo modelo em educação. Nesta forma entendo que a o ensino, a escola pode ser mais atrativa, e […] “formativa para os jovens de hoje, com necessidades e interesses adequados à época em que vivem e que é uma época altamente tecnológica.” (SILVA, op. cit).
Barbosa (et all. 2004 p.01) cita que antes do surgimento do computador, em 1945 Vannevar Bush idealizou com bastante exatidão o uso de hipertexto, multimídia, sistemas de informação, bibliotecas virtuais, publicações eletrônicas, aprendizagem assistidas por computadores, etc. Afirma o autor que já existiam a expectativa de utilizar as tecnologias facilitando a vida humana, inclusive no campo educacional.

Portanto estamos um tanto quanto atrasados?!

  • daniel santiago de moraes

    Pra quem não sabe: os telefones, as agendas cheias de telefones de amigos, paqueras e outros estão dizendo adeus de nossas vidas: isto dar-se por conta dos crescimentos de usos de endereços de emails. Já que a moda hoje é estar conectado; Salve-se só os celulares. Pois é. A tecnologia faz isto da gente, aquilo que a gente usava tanto vai embora sem que a gente perceba. Porém! parabéns tecnologia.