Frutas Desidratadas – Fonte Valiosa De Nutrientes

Sabemos que na sociedade em que vivemos cada vez mais as pessoas se preocupam, não só em praticar alguma atividade física, mas também em ter uma alimentação saudável e equilibrada, o que lhes pode proporcionar uma melhor qualidade de vida. E por falar em alimentação saudável, o que muita gente não sabe é que as frutas desidratadas podem trazer inúmeros benefícios para o nosso corpo, pois são fontes de nutrientes, além de serem muito saborosas.

As frutas desidratadas são obtidas através de um processo de perda parcial da água que cada fruta madura contém, e é por isso que elas são mais doces do que as frutas in natura. E outro fato curioso é que as frutas desidratadas, em comparação com as frutas in natura, possuem um prazo maior de validade, e podem ser encontradas em qualquer época do ano em mercados que vendem tais produtos. E o ideal é conservá-las sempre em local fresco e arejado ou na geladeira.

Frutos oleaginosos e frutas secas

Podemos dizer que as frutas desidratadas dividem-se em dois grupos específicos: frutos secos oleaginosos e frutas secas. E quando falamos em frutos secos oleaginosos, nos referimos às sementes secas comestíveis, entre as quais encontram-se as nozes, as amêndoas e a castanha do Pará. Já as frutas secas compreendem as bananas, as uvas passas, ameixas, figos, tâmaras, damascos, entre outros.

Benefícios para a saúde

Segundo especialistas, só quando consumimos as frutas desidratadas com moderação, é que elas se tornam benéficas para a nossa saúde; e uma das razões é que elas contém grandes calorias. E dentre os inúmeros benefícios que elas propiciam, podemos destacar que, além de estarem sempre associadas à diminuição do mau colesterol, as frutas desidratadas também são ricas em vitamina E, e em gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas que fazem bem à saúde, uma vez que previnem as chamadas doenças cardiovasculares. Isso sem contar que as frutas desidratadas também são ricas em fibras, minerais, magnésio, cálcio, selênio, ferro, potássio e cobre.

Outra dica interessante dos especialistas é você adicionar as frutas desidratadas em alguns pratos principais, incluindo saladas e massas, ou consumi-las como petisco; mas e é claro, como já dito, sem jamais exagerar na quantidade.