Formas Alternativas de Aprender Novos Idiomas

Vivemos em um mundo no qual as pessoas estão com pressa, muita pressa. Tudo é para ontem, inclusive o aprendizado. Aquele papo de estudar para aprender uma única disciplina por anos e anos acabou. Hoje precisamos de tudo para já, só que tem um pequeno, porém: precisamos ajudar esse processo de “aceleração”. Ok, o mundo exige tudo para ontem, só que você não pode exigir do mundo que lhe tudo. É você quem tem de correr atrás para aprender mais rapidamente as coisas e isso inclui aprender uma nova língua para intercâmbio.

É preciso “meter as caras”. Encontrar formas alternativas para acelerar o processo de aprendizado da língua que deseja e encarar os desafios. Neste artigo mostraremos algumas formas de aprender (ou acelerar o aprendizado) uma língua estrangeira. Veja:

Livros em Inglês

Use o dicionário

Vamos começar com o básico. Sabe aquele livro cada vez mais esquecido chamado dicionário?

Pois muito bem, ele pode, e vai, te ajudar demais na compreensão de qualquer idioma que deseje aprender. O dicionário irá corrigir as palavras erradas e ainda lhe mostrar o verdadeiro significado de cada uma delas, além de mostrar opções de sinônimos. Por isso, utilize o dicionário.

Veja filmes internacionais em seu idioma original

A forma de aprender novas línguas (inglês principalmente) que se espalhou pelo mundo, assistir filmes internacionais em sua língua nativa, sem o auxílio de legendas e tentando seguir e compreender a estrutura das palavras. Assim como sua pronúncia.

É também uma excelente maneira de definir qual o nível em que está no idioma, conforme for sua compreensão da história.

Leia livros no idioma

Não importa o quão fraco você esteja no idioma, comece a leitura de um livro. Isso porque a leitura faz com que se acostume com as palavras.

Se você já leu algum livro que explore a criação de um idioma fictício, como na saga do Senhor dos Anéis, vai perceber que o mesmo fundamento se aplica no que estamos falando. Mesmo apresentado ao um novo idioma, conforme avança na leitura, a familiaridade com as palavras aumenta. Depois é só descobrir o correto pronunciamento delas, e pronto.

Ouça músicas

Antigamente era difícil, agora, com a internet, não há idioma na Terra que não possa ser encontrado na forma de uma música, boa ou ruim. Se for boa, melhor ainda, mas o principal é ir fixando as palavras na mente.

Não se preocupe em decifrar seu significado, pois a forma como o músico canta pode complicar o entendimento (rock pesado é terrível para aprender qualquer idioma), mas a fixação na mente das palavras é um caminho excelente a percorrer com a música.

Redes sociais

Milhões de pessoas no mundo inteiro ficam online em busca de um bom papo com pessoas do seu país e fora. Encontre essas pessoas, faça amizades e aprenda.

Por exemplo, você sabia que idosos nos Estados Unidos estão se oferecendo para ajudar estrangeiros no aprendizado da língua somente pelo gesto de bondade e também para ter uma pessoa para conversar em momentos de solidão?

Ou seja, gente e métodos não faltam para você aprender. É só querer!