Fontes para notebooks Universais ou fontes paralelas

Grande parte dos equipamentos eletrônicos não possui o seletor de entrada de tensão, porém eles identificam qual a tensão de entrada, no caso a entrada automática. Em contrapartida a tensão de saída pode não ser a mesma. No caso dos notebooks, a tensão varia conforme a marca e modelo do aparelho, que pode variar de 7 V a 22 V. Esse é o principal fator a ser verificado na hora de comprar uma fonte para notebook, seja ela original ou universal, também conhecida como fonte paralela.

Escolher uma fonte para notebook universal pode ser uma boa experiência, principalmente se o usuário souber como ela funciona. Ela pode ter uma vida útil menor que a fonte original, contudo é mais barata e pode ser usada em outros equipamentos eletrônicos, pois sua tensão pode ser regulada de acordo com a dos aparelhos que deseja usar. Nesse caso a fonte do notebook deve ter alguns itens a ser levados em consideração, além da tensão.

Verificando a tensão e voltagem

Fontes universaisGeralmente as fontes universais são bivolts, portanto não é preciso se preocupar com a voltagem, mas é bom se atentar. As fontes universais permitem escolher a tensão de acordo com a tensão do notebook, podendo ser verificada no próprio eletrônico. Na parte de baixo existem algumas informações de grande importância. A tensão é indicada pela letra V que acompanha o número que a corresponde. Se a fonte universal não for exatamente igual a do seu notebook é possível regular, o que torna possível de ser usada em outros aparelhos, além do notebook.

Os pinos e plugues

Outro ponto a se levar em consideração é o pino ou plugue, que deve ser compatível com o aparelho. Muitas fontes universais oferecem vários pinos, que se encaixam não somente no notebook como em outros aparelhos. O pino deve se encaixar perfeitamente, sem forçar ou ter folga, por essa razão é importante escolher bem a fonte.

A polaridade e a amperagem das fontes das fontes

A polaridade é outro ponto a ser levado em consideração e também irá garantir o perfeito funcionamento do notebook. Ela pode ser identificada no próprio notebook com os sinais de + e -, indicando positivo e negativo respectivamente. Para saber se é um ou outro, basta verificar a letra C que está entre os dois sinais, se estiver aberto para o polo negativo quer dizer que se trata de uma polaridade negativa e o mesmo para o polo negativo.

A amperagem é a menos importante, pois se o aparelho possuir uma amperagem de 3,4 A, por exemplo, não terá problemas se ela for de 4 A ou 5 A, já que a amperagem acima não afeta o funcionamento do notebook. Vale ressaltar que a amperagem não pode ser inferior que a amperagem do aparelho, mas ela também pode ser alterada de, acordo com a fonte universal.

Dicas

A fonte universal é baseada no modelo original de um determinado produto e traz todas as características dele, contudo é indicado testar o produto antes de usar, ligue – o na tomada sem estar ligado ao aparelho e deixe por um tempo. Se for comprar em uma eletrônica, peça que o vendedor teste a voltagem, amperagem e a tensão antes de fazer uso. Se possível leve o notebook junto, no momento da compra.