Fisioterapia Respiratória Ajuda a Prevenir e Tratar as Doenças Respiratórias

Fisioterapia Respiratória

Fisioterapia Respiratória

É cada dia maior o número de casos de doenças respiratórias. Crianças e idosos são os que mais sofrem e lotam as emergências dos hospitais com crises respiratórias. A poluição, os gases nocivos, tudo isso é causa do aumento dessas doenças no mundo todo. Além de mudar essa realidade, que é uma tarefa de médio e longo prazo, é preciso tomar medidas preventivas e remediativas para doenças como asma, bronquite, insuficiência respiratória, tuberculose.

A fisioterapia respiratória, uma das subespecialidades da fisioterapia, tem esse objetivo e atua na prevenção e no tratamento dessas doenças. As técnicas aplicadas pela fisioterapia respiratória visam a liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra. Ela também busca aumentar a capacidade ventilatória dos pulmões e para isso utiliza aparelhos específicos para a mobilização da secreção e facilitar sua retirada.

A fisioterapia respiratória também se utiliza de exercícios que são extremamente importantes para o tratamento do paciente. Os exercícios propõem a melhora na condição respiratória do paciente, a partir da mobilização dos músculos ventilatórios que compõem seu sistema respiratório.

Todo esse tratamento pode ser feito também em uma Unidade de Terapia Intensiva, inclusive em pacientes entubados. Esses pacientes que ficam acamados por muito tempo se beneficiam muito da fisioterapia respiratória. Os fisioterapeutas fazem uma ação preventiva contra as doenças respiratórias que costumam acometer esse tipo de paciente ou atuam no tratamento das doenças que já apareceram.

Segundo os fisioterapeutas, esse tipo de tratamento com pacientes internados durante um período longo tem tido excelentes resultados. Tem evitado diversas doenças respiratórias no ambiente hospitalar, o que é um benefício tanto para o paciente quanto para o hospital como um todo. A cada dia que passa a fisioterapia tem conquistado seu espaço no ambiente hospitalar e mostrando ótimos resultados.

Com os avanços de vários casos que eram considerados perdidos. ou que a pessoa não teria mais solução. A Fisioterapia mostra resultado, consegue trazer alguns movimentos que poderiam considerar perdidos de volta. Hoje em dia a fisioterapia é fundamental na evolução de qualquer paciente que tenha perdido algum movimento, ou adquiriu alguns problemas por outros motivos.