Fisioterapia Motora – Uma Área Importante da Fisioterapia

Fisioterapia motora

Fisioterapia motora

Doenças como LER (lesão por esforço repetitivo), tendinites e alterações posturais são cada dia mais comuns. O uso cada vez mais intenso dos computadores como ferramentas de estudo e trabalho diários tem colaborado bastante para isso.

A fisioterapia motora é a área da fisioterapia que age na prevenção e reabilitação desses tipos de problemas tão característicos do mundo moderno.

A fisioterapia motora atua de forma a melhorar a capacidade de funcionalidade do paciente reduzindo a dor e as alterações existentes nos sistemas sensitivo e motor.

Inicialmente a fisioterapia motora baseada em diferentes avaliações observará desequilíbrios musculares, posturas viciosas que podem ocasionar ou já ocasionam lesões. Após a avaliação o profissional da fisioterapia motora indicará medidas educacionais e/ou tratamentos de forma que os desequilíbrios e posturas sejam aos poucos corrigidos e as eventuais lesões tratadas.

No caso da prevenção e tratamentos não operatórios vários métodos são usados como é o caso do RPG (Reeducação Postural Global) e o Pilates.

Em casos de lesões que necessitem de procedimento cirúrgico a fisioterapia motora atua no processo pós-operatório e essa intervenção é fundamental na reabilitação do paciente. O tratamento fisioterápico varia de acordo com o tipo de cirurgia porém o objetivo final é deixar o paciente apto a retornar suas atividades diárias da melhor maneira e o mais rapidamente possível.

A fisioterapia motora atua nesses casos num acompanhamento passo a passo desde a identificação da lesão até a liberação do paciente do tratamento fisioterapêutico. Os profissionais atuam auxiliando a cicatrização, mantendo a movimentação necessária afim de evitar fraqueza muscular e hipotrofia muito comuns nesses casos.

Os profissionais da fisioterapia motora prestam serviços tanto em hospitais quanto em clinicas especializadas visando sempre a reabilitação motora do paciente para que o mesmo possa realizar suas atividades diárias de forma mais consciente, menos dolorosa evitando assim lesões.