Fique por Dentro! Leia e Aprenda! (Série de Dicas de Como Passar em Concursos Públicos) II

Olá a todos.

Hoje estava a conversar com minha esposa e me veio a ideia de um tema:

Sucesso ou reconhecimento?

Muitas pessoas confundem estes dois conceitos, parecem iguais, contudo não são.

Irei explicar agora meu entendimento sobre essas duas palavras:

A maioria das pessoas hoje em dia procuram ter Sucesso em seus empregos, empreendimentos e relações. A procura inicial por obter um lugar ao Sol leva algumas pessoas a cometerem certos atos desligados de uma boa conduta moral. Passam por cima de quaisquer pessoas para conseguirem o que querem. Roubam até os pensamentos de outras pessoas. Digo roubam, porque uma pessoa que lhe confere um certo grau de confiança e a outra finge ter, agregando a si próprio valores materiais ou imateriais (às vezes segredos) que não o competem. Chamo isso de roubo.

Sim. Existem pessoas que não medem esforços para sua efêmera conquista. Não estão ligados que isto apenas é uma busca por puro Sucesso.

Acontece também que existem outras pessoas, com uma moral elevada, também não medem esforços de si próprio para conseguirem o que querem, mas esperam a hora certa, o momento propício com paciência, prudência, sem atropelos ou maus pensamentos de querer um bem excessivo para outros ou uma séria punição para os “maus elementos” que estão no seu conceito.

Essas pessoas querem Reconhecimento de seus valores. E isto, respeitando suas limitações, chega. Não na mesma hora do sucesso, pois isto é consequência. Isto chega muito mais rápido, instantaneamente, pois o reconhecimento vem de dentro e não de fora. É na hora que a pessoa começa a se valorizar, esquecendo quem tem que ir para Cruz e quem tem que ir para o Céu, pois ninguém nasceu Juiz. É nesta hora de si para consigo, na conversa interior falando: EU POSSO TER TUDO QUE TENHO, MAS NÃO POSSO TER TUDO QUE QUERO. Esta pessoa começa a se respeitar e consequentemente respeitar a pessoa que chama de concorrente.

A corrida para o Reconhecimento é um corrida solitária. Você entra na pista e faz o melhor que puder, não se importando de quem estiver te vendo. O RECONHECIMENTO DEPENDE DE SUA MORAL, MAS O SUCESSO NÃO.

O Reconhecimento dura, pois o foco é em si, mas o Sucesso é efêmero, pois está ligado a outras pessoas. Não estou dizendo que querer Sucesso é ruim, só apenas estou querendo explicar o seguinte: RECONHECIMENTO É DE DENTRO PARA FORA E SUCESSO É DE FORA PARA DENTRO.

Por isso quando você começar a estudar para concursos públicos, pense no seguinte: Quando eu estiver trabalhando vou ter meu Reconhecimento, pois o Sucesso mesmo só vai ser quando as pessoas me cumprimentarem pelo fato de ver meu nome na lista de classificados. Isto é bem pouco tempo mesmo, né? Mas é o necessário para conseguirem o que vocês querem.

Isto é apenas uma reflexão de quem passou em vários concursos.

Gostaram?

Então Fique por Dentro! Leia e Aprenda! E espere o próximo texto aqui no Murall.

Até breve!!!