Filtro de Carvão Ativado – Saiba o Que é e Sua Importância

O filtro de carvão ativado é comum em muitas residências, mas você sabe como funciona? Ele possui o carvão ativado, que é obtido do carvão vegetal em um processo que gera uma porosidade elevada, sendo possível sua utilização em sistemas de filtragem de ar e água. São mais comuns em filtros de água, devido as suas características, mas também pode ser usado em filtros de ar, como um mecanismo de filtragem secundária.

O carvão ativado é extraído de cascas de coco, madeira e outros materiais ricos em carbono. Os materiais são aquecidos e queimados a uma temperatura muito elevada, com muito vapor e sem nenhum oxigênio. Dessa forma tudo o que não é carbono é eliminado no processo e o resíduo se torna um poderoso agente poroso, que permite abranger uma área muito grande. Depois de ser extraído ele é utilizado no filtro de carvão ativado, agindo na filtragem da água.

Como funciona?

Filtro carvão ativadoAs propriedades do carvão vegetal ajudam no processo de purificação da água, pois removem impureza químicas por meio de um processamento térmico e de pressão. ele age em uma área interna, abrangendo uma área grande. Exemplo, apenas uma superfície de 5 gramas de carvão ativado é capaz de agir com microcélulas em uma área milhares de vezes o seu tamanho. O carvão é composto de carbono, responsável pela carga eletropositiva, que atrai as impurezas que geralmente possui carga negativa.

Como o carbono ativado está carregado positivamente ele atrai naturalmente as cargas negativas das impurezas em um processo denominado “adsorção”. Nesse processo as moléculas de gases, impurezas e demais produtos químicos ficam presos nos poros do bloco do carvão vegetal ativado. Nessa perspectiva as impurezas são atraídas pelo filtro é proporcional a quantidade de carbono referente ao seu tamanho. Uma área maior permite que mais poluentes sejam atraídos e assim, sendo capaz de limpar grandes volumes de água ou ar, de acordo com a aplicação.

O filtro

Também conhecido como filtro de osmose reversa, o carvão ativado usado nos filtros tem como principal finalidade a eliminação de impurezas e também do cloro, principalmente da água clori ficada bruta, que vem da torneira. Ele é responsável pela retira de cor, sabor ruim (vindo do cloro) e demais impurezas, oxidando resinas de troca iônica. Além de residências, o carvão ativado é usado em hospitais, geradores de vapor e na indústria farmacêutica como um todo.

Nos filtros de carvão ativado ainda são adicionados o nitrato de prata (existem modelos com e modelos sem) e cristais de quartzo. São comuns também a utilização de válvulas, como as válvulas tipo clack, responsáveis pela automatização do sistema nos filtros de carvão ativado. Com essas válvulas, o usuário pode programar a retro lavem em quaisquer horários. Nesses casos é dispensado um operador para esta função, o que reduz os custos de mão de obra e aumenta a confiança no sistema.

Sempre que for comprar um filtro de carvão ativado é importante escolher uma empresa séria que irá realizar a manutenção periódica do sistema e a troca do carvão utilizado no sistema. Exija sempre a nota fiscal e a garantia da empresa.