Filme – Gênio Indomável

Quantas vezes passamos em nossas vidas por alunos, por nos deslumbramos com uma incrível capacidade de compreender e acompanhar nossos raciocínios e reflexões nas mais diversas áreas de vivencia? Tornam-se ainda mais difícil para nós por estarmos diante de pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de aprofundar seus estudos como nós, como profissionais, especializados em diversos ramos ou conteúdos.

Essas pessoas muitas vezes são tão inteligentes que podem superar a capacidade de seus mestres e, por incrível que pareça, podem ter as mais diversas origens sociais, diferentemente do que se apregoa em muitos cantos, de norte a sul desse planeta, inclusive em nosso país, o conhecimento não é privilégio dos nobres, a quem foi legada uma melhor condição sócio-econômica! No entanto, a escola os trata como a todos os outros, não parece interessada em valorizar suas habilidades e suas potencialidades. Muitos professores acabam fechando suas portas a esses alunos por não saberem exatamente o que devem fazer em relação a eles ou ainda por temerem que esses possam superá-los e colocá-los em situação de desvantagem.

Tão raras que são os recursos necessários para que pudessem desenvolver ainda mais suas capacidades e, dessa forma, para que chegassem a reverter para a sociedade em que vivem resultados de trabalhos que teriam sido capazes de realizar em vista desse incentivo a que teriam tido acesso.

Filme - Gênio Indomável

Filme - Gênio Indomável

O filme “Gênio Indomável”, do diretor Gus Van Sant onde atuou como produtor e diretor, estrelado pelos astros Robin Williams, Matt Damon e Ben Affleck, Tudo começa quando um notável mestre de uma conceituada instituição universitária norte-americana coloca no quadro-negro um problema matemático que julga ser de impossível solução pelos alunos que freqüentam suas aulas. Constitui-se tal atividade num desafio para os grupos com os quais esse educador está trabalhando, mas, quem sabe um deles pudesse, num grande esforço, solucioná-lo.

Alguns dias depois de ter apresentado o aparente “enigma da pirâmide”, o professor é surpreendido com a resposta anotada numa das lousas do corredor da universidade, assim como se depara com a solução do problema equacionada em suas diversas etapas. Quem realizou tal feito, já que o imaginava impossível para seus alunos. Cria-se um ar de mistério. Um novo problema, ainda mais difícil, é então disponibilizado para as salas e, para o espanto geral, dias depois, algum “Einstein” de plantão apareceu para resolvê-lo anonimamente.

O que foi descoberto a seguir surpreendeu ainda mais ao professor e a todos que faziam parte dessas referida comunidade acadêmica, o autor de tal desplante foi um dos jovens responsáveis pela limpeza e manutenção do ambiente, uma pessoa que nem ao menos freqüentava os cursos e que circulava pelo local como servente da instituição. Trata-se de um talento, desses que não se acha em qualquer esquina, e nem nas salas de aula, fato que não depende somente de muitas horas debruçados sobre livros, fazendo contas, estudando, que venham a se tornar profissionais de alto nível, no entanto, algumas pessoas parecem ter nascido para determinadas funções e, nenhum empecilho as tira de sua rota rumo ao sucesso.

De certa forma, podemos dizer que nossa melhor arma para encarar as dificuldades de relacionamento, sejam com filhos, alunos que apresentam enorme potencial, seja com estudantes que tem baixo rendimento ou mesmo com aqueles que levam uma vida escolar regularizada, acaba sendo o bom e velho bate-papo, o diálogo sugerido no filme de Van Sant.

Quantos de nós parecemos ter perdido essa velha receita. Não custa nada tentar revê-la, ela ainda pode render grandes dividendos para todos.

Um jovem rebelde, que já teve algumas passagens pela polícia, mais comum de gostariamos que fosse, até ai nada de muita diferente. Revela-se um gênio em matemática, agora sim um acontecimento creio eu bem atipico, pois acredito que existam alguns jovens com capacidade acima da média nas classes com mais dificuldades, mas poucos tem alguma oportunidade de mostrar isso.  Esse jovem apesar de tantas dificuldades tem muita capacidade e econtrou pessoas dispostas a ajuda-lo, mas na vida real, poucos se disponibilizam a ajudar jovens problematicos; e todo tratamento psiquiatrico ou psicologico, tem um custo alto, pois no nosso pais que tem tanta dificuldade na area de saúde que dirá na area de saude mental. E “genio” ainda mais quando são “indomaveis”, na maioria das vezes tem outro tipo de tratamento.

Logico que o ser humano necessita de fantasias e vi nessa estoria mais  como um bom roteiro e o desmpenho dos atores execelente principalemte quando se fala de Robin Williams, que nos transmite com muita naturalidade o papel que desempenha.

Share Button