Ferro Ligas

Ligas de ferro

Ligas de ferro

Ferro ligas refere-se a várias ligas de ferro, com uma proporção elevada de um ou mais outros elementos, de manganês ou de silício, por exemplo. Ele é usado na produção de aços e de ligas como matéria-prima.

Os ferro ligas são produzidos através da adição de elementos químicos em metal fundido, e normalmente durante a produção de aço. São os ferro ligas que dão qualidades distintivas ao aço e ferro fundido, como para conseguir o grau desejado de resistência à corrosão, resistência ao calor, resistência à tração e resistência à deformação. Por ter uma função importante durante a produção e são intimamente associados com a indústria de ferro e aço, ou seja as siderúrgicas, as industrias que mais consomem ferro ligas.

A siderurgia é um ramo da metalurgia, e esta última é a que desenvolveu a técnica de manuseio do ferro.

Os principais países produtores de ferro ligas em 2008 foram China, África do Sul, Rússia, Cazaquistão e Ucrânia, que respondeu por 77% da produção mundial. A produção mundial de cromo granel, ferro ligas de manganês e silício foi estimada em 29,1 milhões de toneladas em 2008, uma redução de 3% em comparação com 2007.

EM 2008 o Brasil ocupava a sexta posição no ranking de produtores de ferros ligas. O segmento brasileiro de ferro ligas tem um cenário de destaque mundial e apresenta um setor diversificado. Para que o Brasil ocupasse essa posição alguns pontos são levados em consideração.

A matéria prima de qualidade, localização e distribuição, disponibilidade de energia elétrica, além da expansão do setor siderúrgico, colocam o Brasil nesse papel importante, quando o assunto é ferro ligas.

Existem alguns tipo de ferro ligas como o ferro manganês, ferro cromo, ferro fósforo, ferro silício, ferro molibdênio, ferro silício manganês, ferro silício magnésio, ferro titânio, ferro tungstênio, ferro vanádio e ferro níquel.