Fatores Importantes na Busca por Emprego

Na busca por empregos os candidatos com mais vantagens são os melhores qualificados para a vaga. Essa qualificação é formada por um conjunto de fatores: formações específicas, experiências profissionais e conhecimentos gerais que possam agregar valor a área de interesse.

As formações específicas englobam os cursos técnicos, profissionalizantes, tecnólogos, graduações, pós-graduações, mestrados, etc. São os cursos que definem a profissão de uma pessoa e o nível de aprofundamento dela em determinados assuntos de sua área. Para essas formações existem cursos pagos ou cursos gratuitos. Os cursos gratuitos são mais concorridos e costumam ser considerados de maior qualidade.

As experiências profissionais são todos os trabalhos (ou estágios) anteriores pelos quais a pessoa passou e que se relacionam com a vaga em questão. Essas experiências podem mostrar a capacidade de trabalho em setores específicos e ser uma vantagem, pois o funcionário pode já conhecer o trabalho que fará e não precisar ser treinado pela nova empresa.

Os conhecimentos gerais referem-se a todos os cursos que não são específicos de uma área, mas são úteis para várias delas. Como exemplos pode-se citar domínio de outros idiomas, uso de computadores e softwares (nesse caso podem ser específicos da área ou não), cursos de liderança, empreendedorismo e marketing, dentre outros. Da mesma forma que as formações específicas, estes cursos podem ser pagos ou cursos grátis, alguns inclusive podem ser feitos a distância (somente como algumas aulas presenciais) ou totalmente online.

Todas essas informações sobre o candidato a vaga devem constar no currículo que ele enviará. No entanto o currículo não deve ser engessado, sendo diferente para determinadas vagas: é possível que nem todas as experiências profissionais da pessoa sejam da mesma área, sendo assim elas serão interessantes para áreas de trabalho diferentes. O mesmo ocorre com os conhecimentos gerais que, em alguns casos, podem não ser abrangentes a qualquer setor de trabalho.