Facebook: Perfil ou Fanpage para Empresas?

Nos dois últimos anos o Facebook teve um crescimento exponencial no Brasil. Hoje já estamos muito perto de 40 milhões de usuários. No mundo, esse número já se aproxima de 1 bilhão de usuários.

Facebook: Perfil ou Fanpage para empresas

Facebook: Perfil ou Fanpage para empresas

Todo este crescimento despertou o interesse de empresas, já que não é qualquer lugar que se pode reunir 40 milhões de pessoas. Porém, uma dúvida sempre paira na cabeça dos pequenos empresários ou da equipe de marketing – Devo criar um perfil ou devo criar uma fanpage?

O que o Facebook diz?

O Facebook diz que se você for uma empresa, estabelecimento comercial ou qualquer outra instituição que não seja pessoa física, você deve ter uma fanpage e não um perfil. Inclusive o Facebook pode até excluir seu perfil, caso ele descubra que você o está utilizando de forma ilegal para uma empresa. Confesso que ainda não vi isso acontecer, mas que pode acontecer isso pode sim.

Mas então o que fazer?

Para as empresas que já possuem um nome no mercado e sabem que o simples fato de criar uma fanpage já irá atrair muitos fãs, o ideal seria já criar a página como fanpage. Porém, para micro e pequenas empresas que ainda não tem um nome conhecido no mercado, talvez o ideal seria começar com um perfil, já que assim você poderá adicionar as pessoas e logo depois que atingir um número razoável de amigos, converter para fanpage. Existe um tutorial para fazer isso no site Midiatismo. Apesar desta não ser a forma mais correta e nem a recomendada, já que você pode até perder seu perfil, pode ser uma ótima estratégia para angariar fãs no início do trabalho de mídias sociais.

Se você já quiser começar como fanpage, mesmo que sua empresa não seja tão conhecida. Você pode utilizar a recomendação de páginas do Facebook. Isso quer dizer, você acessa a fanpage com o seu perfil pessoal e manda um convite para as pessoas curtirem sua página. Está é a forma mais correta de angariar fãs.

Conclusão

Não deixe de criar uma fanpage, caso você ainda não tenha veja como aqui como criar uma página no Facebook. Já que muitos negócios estão acontecendo por lá e sua empresa também pode descobrir um potencial canal de vendas.

Recomendo também, assistir a vídeo aula Como anunciar no Facebook. Lá você aprenderá como criar links patrocinados dentro do Facebook.