Evoluindo para Um RH Estratégico

RH Estratégico

RH Estratégico

Antigamente as áreas de Recursos Humanos contavam com todas as suas atividades bastanterestritas á burocracia, e atualmente a realizada mostra que existe uma grande evolução neste sentido. E isto por que sempre as pessoas é que fazem toda a diferença para os negócios, apresentando assim uma série de propostas consideradas inovadores e ainda asseguram que uma organização possa se destacar na concorrência. E com isto a partir deste momento toda a atuação efetiva dos profissionais na área de RH deverá se tornar algo fundamental para os negócios, e afinal é através das áreas que se identificam como pontos fortes e fracos de uma gestão.

Isto cada vez mais vem estimulando as empresas a verem as áreas de Recursos humanos como muito importantes para a parceria de negócios. Apesar disto como o RH poderá ainda efetivar a sua participação nas várias decisões estratégicas da organização, por isso confira a seguir alguns fatores bastante relevantes que são direcionados ao chamado RH Estratégico.

Se manter na área de conforto

Os profissionais que ficam na chamada zona de conforto são considerados como grandes venenos para qualquer tipo de profissional, quem atua na área de recursos Humanos deverá também ter toda a consciência de que ele irá se tornar apenas um setor sem que tenha algum tipo de relevância.

E como é possível se fugir da Zona de Conforto?

Isso deverá acontecer através de autodesenvolvimento, de momentos considerados dedicados ao aprendizado. Além disto é possível se trocar diversas informações com outros profissionais nas áreas de Recursos Humanos é algo considerado fundamental. É muito válido ainda se manter completamente atualizado com o que acontece além dos portões da empresa, e a partir deste momento a rede de relacionamentos, que é o chamado networking se tornaria algo bastante valioso.

Para que possa ser estratégico é importante que se possa conhecer o negócio da empresa. E por isso é fundamental se saber como os processos acontecem atualmente no dia a dia do trabalho, e por isso é fundamental se interagir com os profissionais que atuam em outros setores para saber que tipo de profissionais a empresa busca ou não busca.