Estufas Agrícolas – O Que São e para Que Servem?

O que é uma estufa agrícola?

Estufa com película agrícula Lona Anti-UV

Estufa com Lona Anti-UV

As estufas agrícolas são construídas com uma lona plástica especial, também chamada de filme agrícola que, além de outras funções, tem o objetivo de proteger as plantas ou flores do sol excessivo, de insetos, de frio extremo, temporais, granizo, geada e más condições ambientais.O filme agrícola foi idealizado com materiais especiais para que, durante o dia, a luz o sol (energia radiante), possa transpassar facilmente, porém de forma controlada e uniforme. Já durante a noite, sua utilização se faz muito importante por sua propriedade de armazenar a energia solar gerada durante o dia e manter os produtos cultivados aquecidos, já que a energia gerada a noite possui uma frequência diferente da energia solar.

Tanto o processo da fotossíntese, quanto a produção de oxigênio são acelerados em ambientes favoráveis como o produzido em uma estufa agrícola, um ambiente quente e úmido, o que proporciona maior rapidez no crescimento, melhor afloração e frutificação. Também auxilia para um aumento no número de colheitas nas entressafras, no aumento da produtividade e produtos com melhor qualidade

Características de uma estufa

Estufa com película agrícola Lona de Cristal Anti-UV

Estufa com Lona de Cristal Anti-UV

A estufa agrícola, também é conhecida como “sombrite”, um nome que faz referência à porcentagem de quantidade de luz que ela permite chegar ao seu interior. Essa porcentagem, assim como sua estrutura de construção e tipo de película agrícola utilizada, depende do produto a ser cultivado. Suas variações vão de 30% a 80% de luz que entra, de maneira controlada, na estufa em relação ao ambiente externo. Esse controle de luz, é bastante importe também para os brotinhos e plantas novas que são protegidos de melhor forma contra todas as condições adversas que já conhecemos.Como cada estufa deve ser específica para seu cultivo, diferenças são comuns entre uma e outra e em sua forma de construção, porém, alguns cuidados devem ser observados com características como estrutura, cobertura, piso e ventilação são comuns. Confira:

Estrutura

Ele precisa ser confiável e para isso deve ser resistente, para manter os painéis de plástico e suportar grandes ventanias, e deterioração do tempo. Os materiais comuns para a construção da estrutura são: alumínio, madeira, PVC rígido e aço galvanizado.

Cobertura

É o aspecto mais importante de sua estufa. Em grande maioria, é aqui que os filmes agrícolas ou lonas plásticas são utilizados, porém algumas estufas específicas também podem utilizar vidros. Os filmes agrícolas de plástico possuem vantagem à cobertura de vidro por serem mais baratos, mais resistentes e por não correrem o risco de se estilhaçar.

Piso

Podem ser simples, feitos de lâminas de madeira ou de terra pressionada. Os conservatórios geralmente possuem pisos acabados, mas as estufas de trabalho não possuem essa necessidade.

Específicos

Apenas os filmes agrícolas já possuem muitas propriedades e utilizações possíveis, porém, para cultivos específicos ou apenas para implementar dependendo de sua necessidade, alguns processos automatizados, como irrigação por abastecimento de água dedicado, ou sistemas de aquecimento podem ser implementados à sua estufa.

Estufa com película agrícola Lona Crista Difusora de Luz

Estufa com Lona Cristal Difusora de Luz

Onde encontrar produtos?

Para construir sua estufa, o cuidado mais importante deve ser com a procedência e qualidade de seus materiais. A empresa Negreira é uma boa dica para encontrar filmes agrícolas, lonas cristal anti-UV, lona cristal difusora de luz, entre outras com resistência e alta durabilidade. A empresa é 100% nacional e há mais de vinte anos atende as exigências do mercado.