Estropo / Eslinga / Laços de cabo de aço – O que são?

Estropo / Eslinga

Estropo / Eslinga

Estropo / Eslinga / Laços de cabo de aço. Estropos ou Eslingas, ou simplesmente laços de cabo de aço, são ferramentas produzidas a partir de um cabo de aço e acessórios. Os estropos/eslingas possuem a destinação de movimentação de cargas nos mais diversos setores da indústria: usinas de açúcar, metalúrgicas, siderúrgicas, transportes pesados, entre outros. Estes laços geralmente são formados por um cabo de aço que possui “olhais” nas extremidades. Estes olhais, geralmente produzidos com o trançado flamengo, são posteriormente e comumente prensados com uma presilha de aço que aumenta a resistência do trançado.

Laço de cabo de aço

Laço de cabo de aço

As eslingas são geralmente formadas por duas ou mais pernas de cabo de aço presas à um anel de carga. Nas extremidades do cabo geralmente existem acessórios que podem ser manilhas ou ganchos, que serão utilizados para prender o laço na carga a ser içada.

Estes laços possuem uma padronização nacional de utilização, regida pela NBR. São fabricados com fatores de segurança 5:1 para garantir a segurança no trabalho. Para saber mais sobre os modelos disponíveis no mercado nacional, pode-se acessar: estropos – eslingas.